Médico dermatologista mostra que é possível atenuar sinais do tempo com os cuidados naturais.
O processo de envelhecimento humano é normal e um dos principais pontos visuais que evidenciam isso são os sinais da pele, já que, as células diminuem a frequência de substituição das mortas por outras novas com o decorrer da idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as funções fisiológicas da pele diminuem em até 50% com a chegada da meia-idade.
Diogo Pazzini, médico dermatologista do Sistema Hapvida e membro titular da SBD, explica duas vertentes que contribuem para uma pele mais envelhecida. “Com o passar dos anos estamos sujeitos ao processo natural do envelhecimento, que é dividido em intrínseco – aquele que é interno, relacionado ao tempo cronológico e à genética e que não podemos modificar, e também em extrínseco, com fatores externos que podem ser controlados, atenuando os sinais do tempo”.
O especialista aponta alguns fatores e hábitos que podem acelerar ou retardar o processo de envelhecimento e desgaste da pele. Confira:
O que pode acelerar?
A alimentação contribui muito para o processo de envelhecimento. Alimentos que elevam a glicemia induzem o processo de glicação, interferindo diretamente na renovação celular e na produção de colágeno na pele.
Entre os vários malefícios à saúde, fumar também envelhece a pele. A nicotina atrapalha a produção natural de colágeno e danifica o DNA das células. Além disso, os movimentos feitos pela boca no ato de fumar, causam linhas ao redor dela, com o aparecimento das rugas periorais chamadas popularmente de “código de barras”.
Diogo enumera outro vilão e principal fator extrínseco de envelhecimento: a exposição sem proteção à radiação ultravioleta (luz solar), o chamado fotoenvelhecimento. As consequências para a pele são a formação de rugas, manchas, perda do brilho e da maciez, além do risco elevado de tumores. Por estas razões o protetor solar é o principal aliado de quem quer manter a pele saudável.
Fatores que retardam
É importante o acompanhamento de um nutricionista para traçar uma dieta atrativa e equilibrada, pois essa é uma das fórmulas para ter uma pele sempre saudável e bonita. Beber a quantidade exata de água é outro fator indispensável.
Quem nunca ouviu a expressão “sono da beleza”? Diogo afirma que eles são fundamentais para auxiliar na recuperação da pele após danos ocasionados por fatores externos. Portanto, dormir bem contribui para diversos pontos da saúde, inclusive da pele.
A limpeza da pele também contribui nesse processo de retardar o envelhecimento, já que a poluição ambiental prejudica a pele. “Uma higiene caprichada faz muito mais do que remover resíduos perigosos na pele, ela prepara o rosto para receber os ativos de tratamento como ácidos e compostos antioxidantes. Use água e sabonete próprio para sua pele. E os produtos sempre com indicação de um médico especialista”, finaliza o dermatologista do Sistema Hapvida.
Para monitorar a situação e constatar se são necessários alguns cuidados especiais é importante fazer as consultas periódicas com dermatologista, a cada 6 meses, no mínimo, e garantir uma pele atrativa e jovial.