Mais de 100 pacientes foram beneficiados com procedimentos cirúrgicos em dois dias.
Semus pretender diminuir a fila de espera para este tipo de cirurgia. (Foto: Paula de Társsia)
A Prefeitura de Imperatriz promoveu mais um mutirão para ampliar o número de pessoas contempladas com atendimentos de saúde no município. Na segunda (20) e na terça-feira (21), ocorreu o Arraiá das Pequenas Cirurgias, no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes (CEMI), beneficiando mais de 100 pacientes.
Foi contemplado com o arraiá quem já estava agendado no sistema. Evento que, somado a outros, faz parte da política de ampliação dos atendimentos da gestão municipal, é o que explica Alcemir Costa, secretário de Saúde.
“O prefeito Assis Ramos determinou que realizássemos ações para promover qualidade de vida aos nossos munícipes e reduzir uma demanda reprimida, devido à pandemia, e assim temos feito. Um exemplo é este arraiá, o A Gente Faz Ortopedia, que já estamos pensando uma edição futura”, pontuou.
Para atendimento nesses dias de Arraiá das Pequenas Cirurgias, a equipe do CEMI entrou em contato com os pacientes para avisar o dia do procedimento. Uma das beneficiadas com ação foi a aposentada Conceição de Maria Silva, que fez retirada de vários sinas na pele.
“Eu estava em casa quando me ligaram informando para eu vir hoje, trazer cartão SUS e documento com foto. Foi uma alegria, porque eu já tive câncer de pele e qualquer sinal já deixa a gente alerta. Graças a Deus o atendimento foi bem rápido, pois eu estava agendada há um mês e já consegui ser atendida”, comemorou a aposentada.
As pequenas cirurgias são procedimentos de menor complexidade, realizadas em ambulatórios, que podem ser sob anestesia local ou não, e sem necessidade de internação. Dentre eles, a retirada de sinais, verrugas, corpos estranhos subcutâneo, lobuloplastia, drenagem de abscesso e outros.
“No primeiro dia de arraiá nós fizemos 45 atendimentos e no segundo dia tínhamos 70 agendamentos. Vimos que poderíamos aumentar a capacidade e ampliamos para 70 pessoas na terça-feira, desta forma ultrapassamos os 100 que era a meta inicial”, explicou a coordenadora do CEMI, Thamisa Fialho.
A Gente Faz Ortopedia
Paralelo a este mutirão, também, ocorre aos sábados o A Gente Faz Ortopedia. Projeto da Prefeitura de Imperatriz disponibiliza consultas com ortopedistas, atendimento de enfermagem, encaminhamentos e marcação de exames nas Unidades Básicas de Saúde.
O A Gente Faz Ortopedia já passou pela Nova Imperatriz, Milton Lopes e Cafeteira. E no próximo sábado, o projeto acontece na Vila Lobão. Novecentos atendimentos já foram realizados desde o início do projeto, no dia 4 de junho.