Com 318 metros quadrados de área construída, a unidade vai dispor de 24 ambientes, entre eles cinco consultórios e sala de depósito de resíduos sólidos.
Na UBS, serão ofertados consultas, atendimento de enfermagem, pré-natal, preventivo e outros serviços do Sistema Único de Saúde. (Foto: Paula de Társsia)
Prefeitura de Imperatriz, seguindo a política de reestruturação da Atenção Primária, chega à fase final da construção da Unidade Básica de Saúde do Sebastião Régis, que nos próximos dias será entregue à comunidade. Com 318 metros quadrados de área construída, a UBS vai beneficiar cerca de 4 mil moradores do bairro com consultas, atendimento de enfermagem, pré-natal, preventivo, marcação de exames e outros serviços do Sistema Único de Saúde.
A próxima fase da obra será o paisagismo e mobília do local, para que a comunidade passe a ser atendida no espaço que foi construído pelo Município. A UBS dispõe de consultórios médicos e odontológicos; sala de inalação, espaço para atividades coletivas, almoxarifado, copa, sala de depósito de resíduos, área de lavagem, entrada para ambulância, entre outros ambientes.
“Durante este período, a população do bairro não ficou desassistida, pois os atendimentos ocorrem em um espaço provisório. Essa é uma das determinações do prefeito Assis, que nenhuma comunidade fique sem os serviços de saúde, seja com realização de reforma ou construções. Em poucos dias, vamos entregar à população um espaço amplo, moderno, com acessibilidade e equipe multiprofissional”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.
O secretário destacou ainda que já são 80% das UBS do Município reformadas e/ou ampliadas, proporcionando um ambiente mais salubre aos pacientes e profissionais. Demonstrativo de uma gestão comprometida em melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“O prefeito Assis Ramos tem investido na atenção básica, na saúde, que apesar dos desafios tem avançado. A do Sebastião Régis, estamos construindo do zero e outras obras estão em andamento. A nossa rede odontológica também está sendo reestruturada e quem ganha são os nossos munícipes”, pontua Alcemir.
Semana passada, a Unidade Básica de Saúde Ouro Verde foi entregue à comunidade, beneficiando 5 mil moradores do Jardim Sumaré, Embiral e Ouro Verde. Lá, houve reforma total, com a substituição do telhado, troca do piso, climatização, paisagismo, estacionamento, pintura, troca de mobília, reformas nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Em andamento, está a reforma da UBS Olho D’água. O secretário de Saúde anunciou ainda a reforma das unidades dos Três Poderes, Camaçari e Nova Imperatriz.