Imperatriz debate plano de ação para limpar e desobstruir riachos e córregos

Vistoria técnica foi realizada para detectar problemas e ajudar na adoção de medidas preventivas.

Imperatriz debate plano de ação para limpar e desobstruir riachos e córregos

 Secretário Fábio Hernandez, acompanhado do adjunto Demósthenes Lima, debate ações do plano de ação (Foto: Gil Carvalho)

Foi apresentado durante reunião realizada na última quarta-feira, 31, o Plano de Ação de Limpeza e Desobstrução dos Riachos e Córregos para o período chuvoso 2022/2023. Participaram do encontro os secretários de Infraestrutura, Fábio Hernandez; o de Limpeza Pública, Valdir Torres, e o superintendente de Defesa Civil, Josiano Galvão.

Na ocasião, foram observados itens do relatório de visita técnica nº 060/2022 que aponta roteiro conciso, mapas e fotografias panorâmicas, como subsídios para a efetivação da ação de desobstrução e limpeza dos riachos e córregos em Imperatriz. “Prefeito Assis Ramos solicitou providências para que os serviços preventivos sejam executados, antecipadamente, para o período de chuvas”, ressaltou o secretário Fábio Hernandez.

O superintendente Josiano Galvão diz que o relatório prevê período chuvoso durante os meses de novembro até meados de maio do próximo ano, época em que o monitoramento dos riachos e da variação do nível do Rio Tocantins é intensificado, e que a equipe técnica do órgão ‘redobra’ a atenção nos eventos chuvosos.

“Durante estes meses, o trabalho é focado no acompanhamento e mitigação dos efeitos dos temporais típicos, que costumam provocar complicações como alagamentos, transbordamentos de córregos e riachos, entre outros problemas”, diz ele, que ressalta a implementação da Operação Preventiva para o período chuvoso como importante instrumento de gestão do risco, possibilitando a adoção de medidas de prevenção e preparação para antecipar-se a necessários de inundações com o objetivo de minimizar suas consequências sobre pessoas e/ou bens.

Os secretários Fábio Hernandez e Valdir Torres reforçaram que as ações de limpeza, desobstrução e aprofundamento de calha do leito irá se concentrar nos riachos Capivara, José de Alencar, Santa Teresa, Bacuri, Cacau e Santa Fé, o chamado “córrego do aeroporto”.