O evento celebrou a formação de duas turmas de formandos do curso de Operador(a) de Processo de Produção.
A Suzano realizou nesta terça-feira (13), a cerimônia de formatura da 5ª e 6ª turma do Programa Formare, desenvolvido pelo Programa Voluntariar, em parceria com a Fundação Iochpe. O evento foi realizado no auditório da empresa e celebrou a formação de 40 jovens no curso de Operador(a) de Processo de Produção. A cerimônia contou com a participação de amigos(as) e familiares dos(as) formandos(as), voluntários(as), liderança da empresa, e parceiros(as) do projeto.
Ao todo, foram mais de 1.200 horas de disciplinas práticas e teóricas ministradas por voluntários e voluntárias da companhia, capacitados pela Fundação Iochpe, que compartilham com jovens tempo e conhecimento. As aulas do Formare são realizadas dentro da unidade industrial da Suzano em Imperatriz.
O programa atua no país desde 2005, e já formou 42 turmas, contribuindo para o desenvolvimento de 790 jovens. Ao todo, 70% dos formados(as) foram inseridos(as) no mercado de trabalho. Um número expressivo de jovens que tiveram a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente. E é por meio da educação e capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social que o Formare segue alinhado a uma das metas de longo prazo da Suzano de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030. A diversidade, equidade e inclusão também são pilares do programa que busca atrair uma ampla variedade de perfis. Dos(as) contratados(as), 48% foram mulheres e 49% homens, desses, 74% são pessoas negras e 2% pessoas com deficiência (PcDs).
Na Unidade de Imperatriz, dos 118 jovens já formados(as), 65 foram absorvidos pela Suzano como colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e estagiários(as). O programa é desenvolvido na unidade desde 2014 e conta com mais de 500 voluntários(as) envolvidos(as) na formação dos jovens aprendizes, compartilhando talentos e experiências e reafirmando o compromisso da companhia, de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação.
“Há 17 anos o Formare prepara jovens para o mercado de trabalho e isso reforça o nosso compromisso de fortalecer o protagonismo social e sermos agentes transformadores na sociedade por meio da educação. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e com o programa conseguimos fomentar nossos valores e renovar o nosso olhar para o futuro em prol de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos e todas”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano.
Programa Voluntariar
A Suzano, por meio do programa Voluntariar, atua há mais de 20 anos, guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Assessoria de Imprensa da Suzano