Sorriso amarelo? Saiba o que é mito ou verdade nos procedimentos de clareamento dental

“Sorriso amarelo” não é só uma expressão popular. É uma condição dos dentes que pode afetar a autoestima e ser preocupante para algumas pessoas. Afinal, quando os dentes exibem outra pigmentação que não é o branco tradicional, pode ficar mais difícil abrir um largo e espontâneo sorriso.

O clareamento dental é uma técnica odontológica que soluciona esse tipo de transtorno. Na busca por dentes mais brancos, as pessoas recorrem a tratamentos nas clínicas ou até em casa, mas muitas dúvidas aparecem, principalmente na eficácia ou não dos procedimentos caseiros. O odontólogo e professor da faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac), Vagner Gomes esclarece o que é mito e o que é verdade quando o assunto é clareamento dental. 

Clareamento dental pode danificar os dentes?

É mito! O clareamento remove apenas a mancha superficial do esmalte, causada pela alimentação, mas não prejudica as estruturas dentais. Pode gerar uma breve sensibilidade, mas não danifica o dente.

Os dentes ficam vulneráveis?

Isso é falso! Essa sensibilidade é muito frequente com as técnicas antigas que usavam géis e laser de alta concentração e potência. “Nos tratamentos de hoje, essa sensibilidade pode ser minimizada previamente, gerando um tratamento eficaz e com sensibilidade e dor controlada”, completa Vagner.

O bicarbonato de sódio é eficaz?

Sim! Mas apenas quando o dente do paciente tem pouca mancha de alimento e pouca calcificação amarelada. Nessas ocasiões, o bicarbonato é opção para retirar o que ainda não calcificou.

Cremes dentais clareadores substituem o procedimento em consultório?

Falso! Esse tipo de produto não substitui os clareamentos realizados em consultório. “Na clínica são utilizados produtos específicos e com concentrações controladas pelo cirurgião dentista; já os cremes dentais têm formulação de baixa concentração e não alcançam o clareamento desejado”, adverte o professor.

image.png