Passeio ciclístico integra programação do Outubro Rosa em Imperatriz

O pedal solidário será realizado no dia 22 de outubro e terá um percurso de 15 km.

Passeio ciclístico integra programação do Outubro Rosa em Imperatriz

 Para inscrição deve-se fazer a doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados aos pacientes oncológicos. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo domingo (22), a 2ª edição do Pedal Solidário. Iniciativa faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa do Município e tem por objetivo, através da prática esportiva, chamar atenção para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O pedal terá percurso de 15 km, com concentração em frente ao Centro de Especialidades Médicas, no Três Poderes, e a saída às 16h. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento (clique aqui). Para isso, devem fazer a doação de três quilos de alimentos não perecíveis.

“É mais uma ação da Prefeitura de Imperatriz nessa campanha, que visa alertar para os cuidados com a saúde, sobretudo, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os alimentos arrecadados serão entregues, prioritariamente, aos nossos pacientes oncológicos”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Com vagas limitadas, o passeio ciclístico já conta com 500 participantes. “A procura tem sido muito boa. Os inscritos ganharão uma camisa personalizada e têm, ainda, a chance de ganhar uma bicicleta, que faremos o sorteio logo após a conclusão do percurso. As nossas pacientes farão o percurso no Trenzinho da Alegria”, pontua a coordenadora da Oncologia do Município, Vilanice Batista.

As camisas serão entregues a partir do dia 20 deste mês, no setor de oncologia do Município, localizado nos Três Poderes. “Para realizarmos esse pedal estamos contando com ajuda de grupo de pedal da cidade, empresários e da Prefeitura, da secretária”, destacou a coordenadora.

Campanha  

A Campanha Outubro Rosa já realizou diversas ações pela cidade, de forma descentralizada para envolver o máximo de pessoas. Ocorreram palestras, exames preventivos no ônibus rosa, e blitz. As próximas atividades serão o Baile das Princesas e o café das princesas.

Com o tema “Um mês para lembrar, um ano para cuidar”, o Outubro Rosa objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O instituto aponta ainda que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística mostra também que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022. É importante destacar que homens podem ter câncer de mama, representam 1% dos casos.