Dia Nacional da Alimentação tem cardápio especial nas escolas

Ações foram realizadas nesta sexta-feira, 21, em 132 unidades de ensino.

Dia Nacional da Alimentação tem cardápio especial nas escolas

 Desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJÁ), são desenvolvidos cardápios nutritivos e alimentos culturalmente consumidos na região, específicos para cada segmento. (Foto: Sara Ribeiro)

Garantir alimentação de qualidade, e fomentar bons hábitos alimentares, são ações que fazem parte dos cuidados da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aos mais de 43 mil alunos da rede municipal de ensino.

Em alusão ao Dia Nacional da Alimentação na Escola, comemorado nesta sexta-feira (21), o Setor de Acompanhamento Escolar e Nutrição, da Semed, ressalta a data e sua importância no destaque das atividades realizadas nas 132 unidades de ensino do Município, na promoção da Educação Alimentar dos estudantes.

Desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJÁ), são desenvolvidos cardápios nutritivos e alimentos culturalmente consumidos na região, específicos para cada segmento.

O cardápio com receitas variadas, nutricional e equilibrada para saúde dos estudantes, segue as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Além do controle de qualidade dos alimentos elencados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que cita a importância de manter a limpeza dos objetos e das mãos na separação dos alimentos crus. De alimentos cozinhados, a observação para cozimento é manter temperaturas dos produtos, a utilização de água e o uso de materiais seguros. 


A coordenadora do setor da alimentação escolar, Patrícia Freitas, destaca que os cardápios das escolas são elaborados respeitando a resolução FNDE nº06 de maio de 2020, baseado na utilização de produtos naturais ou minimamente processados. “Fazemos o acompanhamento de perto, junto com as nutricionistas, por meio de visitas rotineiras às cantinas escolares, verificando o armazenamento dos alimentos, preparo de refeições dos cardápios e higiene do ambiente e dos produtos”. 

Desde o arroz de cuxá, sucos, galinhada, sopas, dentre outros alimentos, estão no cardápio dos estudantes. O secretário de educação, José Antonio Pereira, frisa o compromisso da gestão municipal em manter o bem-estar dos alunos com o ensino e alimentação de qualidade. “A formação dos estudantes inclui o ensino e também a alimentação para o crescimento e desenvolvimento do aprendizado em sala de aula e de práticas alimentares saudáveis”.

Para a funcionária da merenda na Escola Municipal Machado de Assis, Francisca Moreira, fala da responsabilidade de todos os dias atender as crianças e jovens. “Nossa preocupação é sempre com a qualidade dos alimentos que vão para os alunos. Sempre há um consumo dos alimentos por parte deles”.  

Com colaboração de Sara Ribeiro