Só no Maranhão, o programa de fomento a apicultura já alcançou mais de 670 pessoas beneficiadas diretamente
A Suzano, por meio do programa Colmeias, vem incentivando o fortalecimento e o crescimento da cadeia apícola nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Com mais de 1.430 beneficiados diretamente, o programa vem aprimorando a cadeia de valor da apicultura, contribuindo para o crescimento econômico e sustentável para a produção de mel na região.
No Maranhão, o programa já alcançou 676 pessoas beneficiadas nas Associações dos Feirantes do Pequiá, Agroindustrial de Açailândia e Associação dos Moradores, Agricultores, Pecuaristas Rurais do Assentamento Nova Vitória e Associação Frutos da Terra. Atualmente as áreas da Suzano no estado contam com 6 novos apiários.
O programa também obteve um crescimento na quantidade de mel produzido nos três estados (MA, PA e TO), chegando a produzir 88 toneladas do produto. O que antes eram 26 colmeias, em 2022, triplicou: agora, 88 colmeias resultaram em uma renda de R$ 3.960.000,00 para as 300 famílias integrantes.
Atuação e Metas da Companhia – Os eixos de atuação do Colmeias incluem desde organização e gestão, assistência técnica e tecnológica à comercialização e mercado. Com a ampliação da atuação da companhia nessa linha, os produtores têm recebido capacitação de profissionais que apoiam o apicultor diretamente no campo, insumos e materiais utilizados na atividade, além do apoio e incentivo para a comercialização dos produtos oriundos da apicultura, a exemplo do mel.
A apicultura e meliponicultora nesses locais, representam um pouco mais de 10% da meta de retiradas de pessoas da pobreza a curto prazo da companhia. A previsão é chegar perto de 20% a longo prazo com a ampliação da atuação e a contribuição de parceiros nacionais e regionais para o fomento e aperfeiçoamento da atividade apícola, a fim de proporcionar melhoria na geração de renda e da qualidade de vida dessas comunidades.
“A companhia, por meio do Colmeias e o fomento a atividade apícola, tem criado oportunidades de geração de renda para as famílias dos beneficiados, fortalecendo o pequeno produtor rural e contribuindo para a produção de mel de alta qualidade de forma ambientalmente sustentável”, finaliza André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
Assessoria de Imprensa da Suzano