Programa Ciclobom ultrapassa a meta de 1 milhão de copos reciclados

Ação da BO Packaging, maior produtora de copos e potes da América Latina, conta com parceria da Green Mining e da Suzano

BO Packaging Brasil, maior produtora de copos e potes de América Latina, lançou, em 2019, o primeiro programa de logística reversa para copos de papel do Brasil como parte de seus objetivos de sustentabilidade. Chamado Ciclobom, em apenas três anos o programa tem desviado do aterro mais de 1 milhão de copos de papel, e tem se posicionado como uma referência em projetos colaborativos, conseguindo unir os distintos atores da cadeia em prol de dar circularidade aos seus produtos. É assim que a iniciativa tem conseguido congregar os principais produtores de papel, como a Suzano, e as maiores redes de alimentação, como o Burger King, além da Green Mining, pioneira em logística reversa inteligente.   

O projeto é realizado com a implantação de coletores, identificados com a marca Ciclobom, em pontos de alto consumo, como cafeterias e restaurantesAssim, os clientes podem descartar os copos de papel após o consumo e fazer parte ativa do ciclo sustentável. Após esse descarte, a Green Mining faz a conexão das lojas com o HUB de concentração por meio da coleta e rastreabilidade do material, que é pesado e registrado em sua plataforma baseada em tecnologia blockchain. Todas as embalagens pós-consumo são encaminhadas para a reciclagem e convertidas em novas matérias-primas. 

O diretor da BO Packaging, Felipe Domenech, conta que o programa Ciclobom nasceu com os objetivos de sustentabilidade da companhia. “O Ciclobom é o único programa de reciclagem de copos na América Latina, e temos certeza de que este projeto crescerá cada dia mais. Acreditamos que, com a adesão de grandes players como o Burger King, motivaremos outras grandes empresas que desejam fazer a diferença para o meio ambiente e evoluir as suas marcas para um novo patamar”, destaca. Felipe explica que, atualmente, uma porcentagem muito baixa dos copos de papel são destinados à reciclagem. “Diante disso, convidamos o todos a unir-se nesta inciativa e, assim, diminuir o acúmulo de lixo, conseguindo reciclar e reutilizar os recursos em prol do planeta” reforça Domenech. 

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, a logística reversa tem espaço para muitas soluções dentro e fora do país e a expansão desse projeto mostra o quanto a cooperação e a evolução tecnológica são aliadas do meio ambiente. “A tecnologia utilizada para proporcionar eficiência em iniciativas sustentáveis permite que ações concretas e contínuas sejam implantadas e multiplicadas. Estamos fazendo logística reversa de verdade”, afirma o executivo. 

Para a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ao fazer parte do programa Ciclobom, a companhia busca contribuir ainda mais para uma cadeia produtiva sustentável e fortalecer suas práticas em prol do meio ambiente. “Como uma empresa que tem sua operação desenvolvida a partir de uma matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável, nós temos como premissa estabelecer parcerias que tenham valores semelhantes aos nossos e que nos ajudem a construir um futuro melhor”, diz Fabio Almeida, diretor executivo de Papel e Embalagens da Suzano. 

Sobre a BO Packaging 

A BO Packaging é uma multinacional chilena com mais de 20 anos de história. A empresa faz parte do grupo Inversiones BO, um dos maiores grupos econômicos na América Latina, que atua em cinco áreas de negócios: fabricação de embalagens, papel para impressão, cultivo e exportação de frutas, fabricação de vidro para a construção e construção civil. 

A BO Packaging Brasil faz parte da unidade de embalagens e é a maior produtora de copos de papel na América Latina, com fábricas no Chile, Peru e Brasil. Aqui, ela é a fornecedora das principais redes de fast foods e cafeteiras, além de cinemas. Com foco na sustentabilidade, a BO utiliza matéria-prima de fontes renováveis, com o selo de certificação do FSC (Forest Stewardship Council®).  Além disso, toda a energia utilizada na produção dos copos provém de fontes renováveis e todos os resíduos da produção são reciclados. A BO é pioneira no segmento quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. A prova está no descarte de seus produtos, que a levou a implementar o projeto Ciclobom, responsável pela recuperação de 1 milhão de copos em dois anos. Mais informações em: bopackaging.com.br 

Sobre a Green Mining 

A Green Mining é uma das startups selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, por meio do programa 100+ Accelerator. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, foi vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica e da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures. Além de representar o Brasil no programa mundial Climate Launchpad, na Holanda e vencedora da 1ª edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge. 

Em 2021, a startup foi premiada no Ranking 100 Open Startups, entrando para o TOP 10 na categoria CleanTechs, e apresentou o projeto de logística reversa inteligente na COP26, a Conferência do Clima da ONU. Desde o início das operações, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 4,6 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de mais de 766 mil quilos de CO₂. 

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

Sobre Burger King 

O BURGER KING® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada Brasil ZAMP em 2011. Com mais de 850 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes. Para saber mais sobre BURGER KING® no Brasil, acesse www.burgerking.com.br ou acompanhe a marca no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. 

Assessoria de Imprensa da Suzano