Estudos foram intensificados para participação no evento First LEGO League.
Mais de 250 alunos, de turmas do 4º e 9º ano, participam dos momentos de aprendizado e capacitação para o desenvolvimento de robôs e instrumentos. (Foto: Letícia Holanda)
A fim de oportunizar o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens sobre robótica, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantou cerca de 100 laboratórios na rede municipal de ensino. Diante desse fomento, dos núcleos de robótica em plena atividade nas unidades escolares, e de parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), durante quatro dias as Escolas Wady Fiquene e Antonio Leite recebem o caminhão do Laboratório Móvel de Robótica da instituição particular.
Automóvel estacionou nos dias 16 e 17 na Escola Wady Fiquene e segue nesta segunda (19), e terça-feira (20), na Antônio Leite. Mais de 250 alunos, de turmas do 4º e 9º ano, participam dos momentos de aprendizado e capacitação para o desenvolvimento de robôs e instrumentos da robótica. Além disso, as oficinas são um preparativo para a participação dos estudantes na competição do First LEGO League, em fevereiro de 2023, em São Luís.
A gestora, Diná Brasil, frisa que as oficinas vieram para somar com as produções pedagógicas dos alunos da robótica. “Os dois dias de atividades visam aprimorar os conhecimentos dos estudantes. E, isso os incentiva a participarem, competirem e interagirem entre si e propagar informação”.
A representante do SESI, professora Conceição Oliveira, pontua que o evento permite que as escolas do municípios e SESI troquem experiências com as ferramentas pedagógicas da robótica. “São momentos de treinamentos em preparação para possíveis competições, como a First Lego League, que os alunos irão participar”.
A aluna, Luanna Cristina Machado, observa que “trata-se de um momento único de assimilar conhecimento de programação, construção de robôs e objetos do laboratório. É uma preparação mesmo para competirmos em eventos de robótica”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, fala do avanço do ensino do município com essas iniciativas. “São atividades que proporcionam ganhos significativos e garantem uma verdadeira interação de conhecimento”.