Semus finaliza ano com obras e valorização de servidores

Nos últimos seis meses do ano, foram entregues instrumentos de trabalhos e realizadas reformas e ampliação em diversos espaços.

Semus finaliza ano com obras e valorização de servidores

 Os mais de 600 agentes comunitários receberam tabletes, protetor solar e uniformes. (Foto: Edmara Silva)

Apesar dos desafios, a Prefeitura de Imperatriz fez investimentos e a saúde pública continuou avançando. Os últimos seis meses do ano foram marcados pela entrega de instrumentos de trabalhos e obras de construção, reforma e ampliação em diversos espaços.

Em julho, mais de 1.300 itens de uniformes foram entregues a servidores da saúde. Ação contemplou 422 profissionais, que receberam um kit composto por calças, coletes, camiseta manga longa, camiseta manga curta e saias. Foram beneficiados 153 agentes de endemias e 269 servidores da Divisão de Vigilância em Saúde. Demonstração da política de valorização do servidor da gestão do prefeito Assis Ramos. 

Também em julho, a Prefeitura entregou as obras de reforma e climatização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Parque Anhanguera. Ambiente ganhou equipamentos mais modernos, climatização, reformas das instalações hidráulica, elétrica e sanitária.

O centro odontológico oferta diversas especialidades, entre elas a periodontia, endodontia, cirurgia bucal, odontopediatria, dentística especializada, prótese e radiologia dentária. O centro tem capacidade para em média 1.200 procedimentos por mês.  

MAIS ESTRUTURA FÍSICA

Quem também ganhou com obras da Prefeitura de Imperatriz foi a comunidade do Ouro Verde. No mês de agosto, foram entregues as novas instalações da Unidade Básica de Saúde do bairro, contemplada com substituição do telhado, troca do piso, climatização, paisagismo, pintura, reformas nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

A UBS disponibiliza de consultas médicas, atendimento de enfermagem, procedimentos odontológicos, marcação de exames, vacinação e outros serviços, atendendo a mais de 2 mil moradores da região.

“Nós temos investido na Atenção Básica e na nossa gestão já são 80% das UBSs reformadas ou ampliadas”, destaca o prefeito Assis Ramos.

AMPLIAÇÃO E MELHORIAS

O mês de agosto também houve ampliação da sala de observação do Hospital Municipal (Socorrão). O ambiente recebeu 27 novas poltronas para atendimento à população, além da reorganização do fluxo, potencializando o atendimento.

O Socorrão, gerenciado pela Prefeitura, atende a 43 municípios da região, além de pacientes do Pará e Tocantins, contabilizando uma população de mais de um milhão de habitantes. Os atendimentos são de alta e média complexidade.

“O prefeito Assis Ramos tem feito ações pontuais para melhorar a estrutura do Socorrão, desde o início da gestão. Foram mais de 70 ações, de grandes a pequenas melhorias, que somadas, trazem mais conforto ao ambiente hospitalar. Além do hospital, as nossas UBSs também têm atenção especial da gestão”, pontua.

Já em setembro, mais uma Unidade Básica foi entregue à comunidade. Dessa vez, foi a José Wanderley Rodrigues Batista, no Sebastião Régis. Obra da Prefeitura de Imperatriz beneficia cerca de 4 mil moradores do bairro com serviços descentralizados de saúde.

Com espaço amplo e moderno, a unidade possui cinco consultórios, sala de depósito de resíduos sólidos, sala de inalação, espaço para atividades coletivas, almoxarifado, copa e área de lavagem. “Por determinação do Prefeito Assis, foi ampliado o número de equipes da Estratégia Saúde em Família, e são ofertadas consultas, atendimento de enfermagem, pré-natal, preventivo, vacinação, marcação de exames e outros serviços do Sistema Único de Saúde”, ressalta o secretário Alcemir Costa.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Para agilizar o ciclo de tratamento, bem como a recuperação do paciente, além da rotatividade na ocupação dos leitos, a Prefeitura de Imperatriz realizou em novembro a força-tarefa de cirurgias ortopédicas no Socorrão.

Em 10 dias, foram mais de 100 cirurgias, com equipes atuando em feriados e finais de semana. O processo envolveu cerca de 30 profissionais, entre técnicos, instrumentadores, anestesistas e cirurgiões, diariamente.

A ortopedia do Socorrão representa 30% das internações da unidade hospitalar, sendo a maioria dos pacientes vítimas de acidente de trânsito, inclusive de outras cidades da região. Esse número representa uma sobrecarga nos serviços, é o que explica o secretário Alcemir Costa.

“Temos um grande fluxo no hospital municipal, mas diariamente buscamos estratégias que reflitam diretamente no atendimento à população. A exemplo desse mutirão, que foi determinado pelo prefeito Assis Ramos”, disse.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Entre as ações da Prefeitura de Imperatriz em 2022, dezembro fechou com a entrega de duas ambulâncias ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e a entrega de uniformes e tabletes aos Agentes Comunitários de Saúde.

Das ambulâncias, uma é Unidade de Suporte Avançado e outra de Suporte Básico, enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos fazem parte da renovação da frota do Samu, que o prazo estipulado eram de cinco anos. Em 2023, devem ser enviadas outras ambulâncias. “Nós temos nos dedicados, juntado forças em Brasília, para que possamos renovar 100% da frota”, destacou o prefeito Assis Ramos.

Seguindo política de valorização, a Prefeitura, por meio da Secretária de Saúde, entregou uniformes e tabletes aos Agentes Comunitários de Saúde aos 600 servidores. Cada um recebeu duas camisas para e o eletrônico para o desenvolvimento dos trabalhos em campo, inclusive o envio mais célere de informações das famílias visitadas. “Para 2023, a expectativa da Secretaria de Saúde é de mais avanços!”, pontua  Alcemir Costa