Apoio aos pequenos negócios, transformação digital, fortalecimento de parcerias, ampliação do atendimento, salto de inovação, melhorias na estrutura física e ações como o Cidade Empreendedora, Feira do Empreendedor e Mobiliza marcaram a gestão nos últimos quatro anos.
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Nos últimos quatro anos, na gestão liderada pelo empresário e engenheiro agrônomo Raimundo Coelho como dirigente do Conselho Deliberativo Estadual – CDE do Sebrae-MA, a Instituição acumulou um saldo de expressivos serviços prestados à sociedade e ao Maranhão, fortalecendo os pequenos negócios, que são a principal força econômica estadual. Esses negócios somam quase 264 mil empreendimentos, em um universo de aproximadamente 280 mil, segundo números do Data Sebrae e Receita Federal.
Dados reunidos no Balanço da Gestão 2019 – 2022, apresentados aos integrantes do CDE esta semana indicam que o Sebrae, com um amplo conjunto de ações e apoio de parceiros esteve presente ao lado dos pequenos negócios, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade destes, mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia, que marcou os últimos anos.
O documento sinaliza como se concretizou esse apoio, com ações focadas, por exemplo, na transformação digital, com o fortalecimento da rede de parcerias, ampliação do número de atendimentos com expressiva elevação do atendimento digital e um alto de inovação e melhorias na estrutura física, promoção do acesso ao mercado e acesso ao crédito e de ações como o Programa Cidade Empreendedora, Feira do Empreendedor e Mobiliza SLZ marcaram a gestão nos últimos quatro anos, reforçando a necessidade de melhorias contínuas e aprofundamento dos avanços já conquistados.
“Um estado de oportunidades, com uma economia marcada pela participação dos pequenos negócios, o Maranhão que empreende tem contado com parceria firme do Sebrae. Atuando de maneira individual ou em parceria, nossos esforços estão tornando o Maranhão cada vez mais empreendedor e próspero”, celebra o presidente do CDE, Raimundo Coelho, que será substituído no comando do Conselho Deliberativo, agora em janeiro, pelo empresário Celso Gonçalo.
Empossada em janeiro de 2019, a diretoria, liderada por Coelho, teve como membros Albertino Leal Barros Filho, como Superintendente; Mauro Borralho de Andrade, na Diretoria Técnica; e Rachel Miranda Jordão da Silva, como Diretora de Administração e Finanças, sendo o empresário Celso Gonçalo de Sousa escolhido, pelos Conselheiros da instituição, como vice-presidente do colegiado deliberativo.
Resultados expressivos
Os avanços conquistados na gestão 2019 – 2021 estão diretamente relacionados a uma atuação alinhada com as diretrizes do Sistema Sebrae e com a missão de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios como base para o desenvolvimento do Maranhão.
Esse apoio, se concretiza na prática em ações protagonizadas pelo Sebrae ou em conjunto com uma rede de parcerias, que somam mais de 400 instituições membros do Conselho Deliberativo, do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, que possibilitaram à Instituição estar presente junto aos pequenos negócios de forma efetiva em cada etapa de vida de um negócio e nos momentos de maior dificuldade na pandemia.
A essa rede integrada somam-se 12 Unidades Regionais (Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Grajaú, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São Luís); 02 Núcleos de Atendimento Empresarial – NAE (Barreirinhas e Timon), 01 Posto de Atendimento (Colinas), 132 Salas do Empreendedor, e parceiros como a Junta Comercial do Maranhão, cujas 13 Unidades Regionais no interior do estado oferecem atendimento em parceria com o Sebrae; as entidades do Conselho Deliberativo Estadual, 09 Salas Digitais (Caxias, Estreito, Porto Franco, Açailândia, Barra do Corda, Carutapera, São José de Ribamar e duas em São Luís), o Ceape Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e o Banco do Nordeste, por meio de convênios específicos, além dos Conselho Regionais de Contabilidade e de Farmácia, prefeitura e o Governo do Estado.
As parcerias contribuíram, por exemplo, para a redução significativa do tempo de abertura de empresas no estado, de mais de 72 horas para menos de 24 horas, nos últimos três anos; para um aumento médio na produtividade dos pequenos negócios de 20% para mais de 27%; para a ampliação do número médio de clientes atendidos por serviços digitais, que subiu de 5 mil para mais de 90 mil por ano; para elevação dos número de clientes atendidos pelo Sebrae por meio do FAMPE – Fundo de Amparo às Pequenas Empresas, que teve um aumento superior a 600%, em quatro anos; e no fortalecimento da educação empreendedora com a capacitação, até novembro, de 6.339 contra 1.525 atendidos em 2020.
Entre as parcerias, um dos grandes destaques é o programa Cidade Empreendedora, com dois ciclos concluídos e resultados muito expressivos. No ciclo 1, foram 12 municípios (Bacabeira, Balsas, Colinas, Cururupu, Governador Edison Lobão, Grajaú, Guimarães, Imperatriz, Matinha, Pastos Bons, Santa Rita e São Luís), com contração direta junto ao Sebrae.
No ciclo 2022, são 70 municípios, sendo 53 destes beneficiados na parceria Sebrae e Governo do Estado e 17 municípios com contratação direta. O programa beneficia 32% dos municípios do Maranhão, impacta 4,3 milhões de maranhenses, o que representa 61% da população do Maranhão; e 220 mil pequenos negócios.
Mais de 90% dos municípios atendidos têm um saldo positivo na geração de empregos a partir dos pequenos negócios, na redução de 65% do tempo médio gasto na abertura das empresas e geração de mais de 50 mil novos pequenos negócios nesses territórios, entre outros resultados.
Transformação Digital potencializa atendimento e acesso à inovação aos pequenos negócios
Nesse contexto, se destacam os processos de transformação digital e de melhorias estruturais na rede física e postos de atendimento; um olhar humanizado na gestão de pessoas; incorporação de 24 novos colaboradores captados por processo seletivo; investimentos em TI, que facilitaram a migração para o ambiente digital, além de ações de sustentabilidade como a gestão dos resíduos sólidos, redução de papel e uso de copos e a Usina Fotovoltaica, que vai permitir a diminuição dos gastos com energia, o que gera para o Sebrae significativa economia de recursos e insumos, em uma gestão pautada na correta aplicação dos recursos institucionais.
Esses investimentos se refletiram no atendimento aos pequenos negócios, na transformação digital e capacitação de colaboradores para uma atuação mais digital, individual e coletivamente em territórios por todo o estado. Assim, o Sebrae atendeu, de 2019 até novembro de 2022, cerca de 641 mil clientes, sendo destes quase 285 mil em formato presencial e mais de 347 mil nos canais digitais, entre os quais, Plataforma de Educação à Distância – EAD, Central de Atendimento, APP SEBRAE e Aplicativos de Mensagem, ampliando-se a oferta de soluções como Consultorias, Mentorias, Cursos e Oficinas on-line, Trilhas e Atendimento por Whats App. A base para tudo isso foi um amplo processo de remodelagem do portfólio de soluções Sebrae, que foram aprimoradas para atendimento das necessidades dos pequenos negócios e para a versão digital. Isso tudo resultou na elevação, entre 2020 e 2022, do percentual positivo da avaliação do Sebrae pelos clientes, que subiu de 69,1 pontos para 83,9 pontos, um dos melhores do ranking nacional.
“Funcionários mais preparados para enfrentar os desafios de um Sebrae digital, líderes e colaboradores mais conscientes de suas atribuições no gerenciamento de equipes e execução de suas funções e tarefas deram novo ritmo no fazer acontecer a missão da empresa, resultando em um salto de crescentes reconhecimento à relevância do Sebrae junto à sociedade”, pontua a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão.
Tudo isso possibilitou que, em plena época da aposta na inovação como ferramenta de diferenciação, o Sebrae e seus parceiros apoiassem um salto no acesso à inovação e tecnologia, apoiando startups e negócios inovadores e a formação e consolidação de ecossistemas de negócios criativos e de inovação. Com um investimento de R$ 13 milhões em quatro anos, o Sebrae proporcionou soluções de inovação para cerca de 12 mil clientes e empresas em todo o estado.
Já no acesso à tecnologia, por meio do Sebraetec, foram feitos investimentos que resultaram em um aumento na procura dessa solução em 172%, beneficiando clientes em todo o estado, com soluções nas áreas de melhoria genética e biotecnologia, design de comunicação e identidade visual, mapeamento e melhoria de processos, eficiência energética e transformação digital, entre outras.
“Conduzir o Sebrae, em um ambiente de intensas e rápidas transformações, com um cenário em que precisamos defender a preservação dos recursos da nossa Instituição e agir em face de desafios inéditos, como uma pandemia, com seus impactos para os negócios, especialmente os de menor porte, e na vida das pessoas foi, certamente, algo que exigiu correções de rumos, maior capacidade de articulação, gestão inovadora e agilidade nas decisões, especialmente as que resultaram na reorganização da nossa estrutura e no redirecionamento da atuação”, avalia o superintendente Albertino Leal Barros Filho.
Acesso a mercado e capacitação ajudam pequenos negócios na pandemia
Soluções de crédito e serviços financeiros, capacitação de empreendedores para operar com meios de pagamentos digitais, ações para renegociação de débitos e uso consciente do crédito, além de campanhas de vendas, apoio a missões e caravanas foram outros aspectos intensivamente trabalhados pela gestão.
No acesso ao crédito se destacam convênios de cooperação celebrados com o Sistema Fiema, Banco do Nordeste e Ceape, que potencializaram a atuação. Com as Semanas de Crédito, entre 2019 e 2022, foram mais de 160 ações, realizadas nas 12 Unidades Regionais. E soluções de acesso ao crédito chegaram aos pequenos negócios na forma de concessão de R$ R$ 64 milhões em 2021, destes R$ 51 milhões com o suporte do FAMPE (Fundo de Aval Sebrae), beneficiando 736 empresas. Em 2022, esse número já alcança 798 até 12 de novembro.
As missões e caravanas, que voltaram a se intensificar 2022, também contribuíram nesse processo. Eventos de mercado e de capacitação beneficiaram mais de 1.700 empreendedores em todo o Maranhão. Em outra vertente, expressivos resultados com o Liquida Bazar, ação para promoção de vendas e queima de estoques parados, ajudaram na geração de caixa para as empresas. Só em 2022, foram seis dias de ação, com 45 parceiros, em 35 cidades, mobilizando 2580 empresas e gerando mais de R$ 27 milhões em vendas.
Fortalecendo vocações locais
Tudo isso permitiu ao Sebrae valorizar vocações do Maranhão, como o turismo e artesanato, o agronegócio e vários segmentos com potencial regional.
No turismo, por exemplo, foram mais de 5 mil pequenos negócios atendidos em 60 municípios, abrangendo os principais polos turísticos do Estado. A Rota das Emoções fortaleceu essa atuação, com novo projeto pactuado no território que abrange 14 municípios e a entrega de 10 Inventários Turísticos. E, também a oferta de mais de 3 mil horas de consultoria e capacitação, em cursos, palestras, seminários e oficinas, e na mobilização de mais de 100 parceiros em todo o Maranhão. No Turismo Rural, foram identificadas potencialidades em 19 municípios e 57 empreendimentos.
No Agronegócio, a preocupação direcionou-se para o fomento à gestão empreendedora e apoio aos pequenos negócios rurais, levando para o empreendedor rural soluções de gestão, capacitação e tecnologia, com soluções focadas na sustentabilidade, qualidade e boas práticas. Uma das estratégias mais efetivas foi o Programa Agronordeste, parceria com a Faema e instituições do setor rural, que viabilizou 24.301 horas de consultoria, atendimento de 3.023 produtores em 151 municípios abrangendo os segmentos da caprinocultura, horticultura e cachaça, bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, piscicultura e turismo rural
Destaque também para o Mobiliza SLZ, movimento de apoio à retomada dos negócios criativos, com duas edições, que em 2022, na segunda edição teve nove dias de duração, mais de100 eventos e atividades; envolvendo 400 empreendedores da cultura, do turismo e economia criativa, alcançando 20 bairros da capital.
Já a Feira do Empreendedor, realizada em 2022, permitiu ao Sebrae estar ao lado dos pequenos negócios na retomada, no primeiro evento presencial pós pandemia. Tendo como correalizador o Governo do Estado, a feira reuniu 20 parceiros, 183 expositores, 31.371 visitantes, sete palestras masterclass, 244h de conhecimento e 21.012 pessoas capacitadas, além da participação de 39 caravanas, com 1.283 pessoas vindas de 172 municípios.
“Com soluções inovadoras, mas, sobretudo, úteis aos pequenos negócios, concretizamos o suporte, a parceria e apoio a esses empreendedores, que são a nossa missão, Esperamos poder continuar contribuindo, ao longo dos próximos anos, com a evolução do empreendedorismo e o fortalecimento econômico do Maranhão”, reflete o diretor Técnico, Mauro Borralho.