Objetivo é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Eixo gerador da campanha desse ano é “Matriciamento: integrando saúde mental e atenção primária em cuidados colaborativos”, (Foto: Assessoria)
Na próxima terça-feira (10), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza a abertura oficial da campanha Janeiro Branco, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), às 9h. Com tema “A vida pede equilíbrio”, e eixo gerador “Matriciamento: integrando saúde mental e atenção primária em cuidados colaborativos”, a campanha desse ano realizará diversas ações, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, hospitais e empresas.
“O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de promover ações que integram a atenção primária neste processo. Temos o orgulho de ser o único município em toda a região que oferta esse atendimento amplamente e com uma rede tão bem estruturada com CAPS para adultos e infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e as residências terapêuticas”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.
Alberto Clézio, coordenador da rede, comenta: “organizamos a campanha com palestras e ações em escolas, empresas, hospitais e instituições públicas e privadas, entre os dias 11 e 31 de janeiro. Sendo que entre os dias 18 a 20 de janeiro iremos promover capacitação e definição dos ativadores da saúde mental que serão referências de matriciamento nos territórios (distritos)”.
Além disso, após apresentação do projeto nas unidades de saúde, será realizado, entre 16 de fevereiro e 28 de abril, um intercâmbio de vivência nos hospitais municipais (Socorrão e Socorrinho), na UPA, SAMU e nas Unidades Básicas.
Algumas atividades
25/01 – Apresentação do projeto UBS Santa Rita
26/01 – Apresentação do projeto UBS Milton Lopes
01/02 – Apresentação do projeto UBS Cafeteira
03/02 – Apresentação do projeto UBS Vila Nova
08/02 – Apresentação do projeto UBS Frei Tadeu – KM 1700 (zona rural)
15/02 – Apresentação do projeto UBS Coquelândia (zona rural)
As apresentações em cada distrito incluem profissionais de saúde, comunidade, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), igrejas e convidados.
Serviço
Quem procura atendimento, pode se dirigir a um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental de Imperatriz: Centro de Atenção Psicossocial Infanto — Juvenil (Av. Dorgival Pinheiro de Souza, n° 163 – Entroncamento), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e CAPS III Renascer (Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera, em regime de funcionamento 24h), Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz (Rua Amazonas, n° 520 – Centro).