Trabalho tem objetivo de recuperar dispositivos de drenagem.
Equipe envolvida na recuperação do cruzamento com a Rua Gonçalves Dias. (Foto: Assessoria)
Com objetivo de corrigir problemas nas redes pluviais e de esgotamento sanitário, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), trabalham em conjunto na continuidade da manutenção dos dispositivos da Rua XV de Novembro, cruzamento com Rua Gonçalves, no setor Beira Rio.
Segundo ele, o esforço é para recuperar, o mais breve possível, os sistemas de drenagens pluviais e de esgotamento sanitário e, posteriormente, a revitalização da malha asfáltica para liberação do tráfego de veículos naquele perímetro urbano.
Fábio Hernandez também ressaltou o problema verificado na Rua Aquiles Lisboa, no setor do Mercadinho, que recebeu há 40 dias recuperação asfáltica para melhoria da mobilidade urbana. Ou seja, asfalto usinado quente, mas que acaba se deteriorando devido ao excesso de água servida despejada diretamente na via. “O contato do asfalto com a água não suporta, além disso, o pavimento asfáltico foi cortado para resolver problema de esgoto”, disse.
O secretário assegurou que a via foi inserida no cronograma de obras, inclusive para substituição do pavimento asfáltico por bloquetes, porém devido ao grande fluxo de veículos e pedestres acabaria interrompendo o acesso ao setor comercial. “Nós não temos equipes de bloqueteamento noturno, além disso, é um serviço lento e não dar para resolver no prazo das 6h às 22h”, pontuou.
Fábio Hernandez garantiu que, emergencialmente, será feito o pavimento em massa asfáltica para amenizar a situação dos buracos e melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres na Rua Aquiles Lisboa, no Mercadinho. E ainda existe o problema de esgotamento sanitário provocado por entupimento de bocas de lobo oriundo de descarte irregular de sacos de lixo, frutas e verduras, causando acúmulo de água na via.
“O asfalto não suporta água, sendo preciso ter um sistema de drenagem correta, ou seja, passar por sarjetas e bocas de lobo para seguir o seu curso legal para ter uma maior durabilidade o pavimento asfáltico”, concluiu.