Alunos do município recebem homenagem por conquistas no Campeonato de Robótica First Lego League

A Escola Municipal Wady Fiquene garantiu classificação para o Nacional de Robótica em Brasília (DF).

Alunos do município recebem homenagem por conquistas no Campeonato de Robótica First Lego League

 A equipe de Robótica da Escola Wady Fiquene garantiu o 1°lugar na categoria Design do Robô e o 2° lugar no Desafio da Mesa. (Foto: Sara Ribeiro)

A Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), homenageou nesta terça-feira (07), os alunos das escolas municipais Wady Fiquene e Antônio Leite que conquistaram troféus no Campeonato de Robótica First Lego League.  Participação é fruto de parceria entre a rede municipal com o SESI Imperatriz.

A equipe de Robótica da Escola Wady Fiquene garantiu o 1°lugar na categoria Design do Robô e o 2° lugar no Desafio da Mesa. Já os estudantes da Escola Antônio Leite levantou o troféu de 1º lugar de Melhor Técnico da competição para o professor do núcleo.

O momento de agradecimento contou com a presença do secretário de Educação, José Antonio Pereira e da equipe da Semed do Departamento Ciências e Tecnologias.  Além disso, os pais prestigiaram a homenagem aos seus filhos vencedores.  

“O evento foi uma oportunidade da minha filha de mostrar todo o aprendizado adquirido na escola e buscar uma socialização maior com os colegas”, conta o pai da Jhullian de Carvalho, o professor Arlindo de Carvalho.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira frisa que a gestão municipal tem oferecido suporte no âmbito da participação de alunos em eventos. “É uma forma de valorizar o esforço do trabalho e aprendizado dos estudantes das escolas. Por isso, é importante inserir ferramentas pedagógicas na rotina deles e, assim, construir uma educação de excelência em Imperatriz, dando maior visibilidade aos projetos da rede de ensino em eventos”. 

O aluno Heitor Ian de Sousa Claudino comenta que as conquistas são frutos de bastante treinos e trabalho em equipe. “Foi uma experiência incrível de troca de conhecimento entre nós estudantes, com a montagem e competição com os robôs. Agradecemos a Secretaria por todo apoio e incentivo ao ensino do município”. 

O professor e técnico Dyêgo Dias relata como foi o desempenho dos competidores no evento. “Concorremos nas categorias de projeto de inovação, desing e desempenho do robô, e em todas as etapas levamos nosso melhor. Agora é trabalhar para garantir um excelente desempenho nos próximos eventos, seja nacionais ou quem sabe internacionais”.

O prefeito Assis Ramos ressalta que os investimentos direcionados a educação, com estrutura e materiais pedagógicos têm mudado o cenário do ensino municipal de Imperatriz. “Nossa gestão olha a educação como um meio de mudança e crescimento de conhecimento da população e da cidade.  São escolas com ferramentas pedagógicas padronizadas para atender a comunidade escolar”.

Para essa conquista, as escolas contaram com a parceria e apadrinhamento do SESI Imperatriz, com kit oficial lego e duas mesas para treinamento. Resultado disso, os estudantes da Escola Wady Fiquene se classificaram para a etapa Nacional de Robótica, que ocorre em Brasília (DF).