Programa IST/AIDS orienta foliões durante carnaval

Em todos os dias de festa, uma equipe do programa estará reforçando a prevenção contra as ISTs.

Programa IST/AIDS orienta foliões durante carnaval

 As ações do Programa IST/AIDAS iniciam nesta sexta-feira com blitz educativa (Foto: Patrícia Araújo)

Pensando na prevenção e saúde dos foliões durante o carnaval, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e Programa IST/AIDS, realiza durante todos os dias de folia, distribuição de camisinhas masculinas, femininas e panfletos educativos para a população. A iniciativa pretende orientar os brincantes do carnaval sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis.

Para iniciar as ações do programa, nesta sexta-feira (17), será realizada no Calçadão, uma blitz educativa. A partir das 9h, a equipe estará orientando a população e reforçando a prevenção, além de distribuir os preservativos.

Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, ainda que seja um período de festa, as pessoas devem se preocupar com a saúde. “Nossa equipe vai reforçar a prevenção nesse período de carnaval, orientar os foliões sobre como se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis, pois é período em que os casos podem aumentar, queremos que seja um momento de diversão com consciência. Que nesse período também prevaleça o respeito entre os foliões”, disse.

O Programa de IST/AIDS é composto por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam testes rápidos, exames sobre a carga viral e sistema imunológico dos pacientes, de forma constante.

“O Programa reforça suas ações de prevenção nesse período, participando ativamente entre os foliões na distribuição de preservativos masculinos e femininos com panfletos informativos. Iremos trabalhar em cima da prevenção e orientação”, explicou a coordenadora do Programa, Marcella Régia.

Em caso de exposição às infecções ou necessidade de realizar testes rápidos, dirija-se ao programa IST/AIDS, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, na Rua Rafael de Almeida, s/n, de segunda a sexta-feira.