O carnaval está chegando. E já que a maratona dos bloquinhos exige bastante esforço físico, o cuidado com a alimentação é fundamental para curtir a data com muita alegria e saúde.
A nutricionista do Grupo Mateus, Alana dos Santos, aponta alguns riscos comuns por conta da correria e distração típicas da festividade. “No Carnaval, as pessoas tendem a consumir mais bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, além de ter um gasto energético maior. É importante que a preocupação não seja só com a folia e as vestimentas, mas também com a alimentação e a hidratação”.
Pensando nisso, a nutricionista separou sete dicas essenciais para garantir a disposição na hora de de cair na folia. Confira:
1 – Pule o Carnaval, não as refeições: Não deixe de fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com lanches leves.
2 – Evite longos períodos sem comer. Não fique mais do que quatro horas em jejum. Tenha à mão sempre alimentos fáceis de transportar, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas e oleaginosas, que não necessitam refrigeração e ainda ajudam a saciar a fome;
3 – Consuma cereais. Eles vão dar energia durante a folia. Dê preferência aos integrais, que aumentam a sensação de saciedade.
4 – Prefira alimentos mais leves e fáceis de digerir como frango, peixe, frutas, legumes, verduras, alimentos grelhados ou cozidos. Além disso, evite alimentos gordurosos;
5 – Tome cuidado com os alimentos consumidos fora de casa e evite a intoxicação alimentar. Tente checar as preparações, se estão em temperatura adequada de conservação, em boas condições de higiene e cuidado com as preparações que envolvam molhos e maioneses;
6 – Tenha uma boa hidratação. Consuma de 2 a 3 litros de água por dia, especialmente se for consumir bebidas alcoólicas. Assim, você ajuda a evitar a ressaca e a desidratação. Consuma também água de coco, sucos de frutas e bebidas isotônicas que ajudam a repor os sais minerais perdidos com o suor;
7- Antes de sair, evite alimentos laxativos e os que causem gases e desconforto gástrico (como, por exemplo, repolho e feijão).
Com a devida atenção nas dicas, agora é hora de curtir a folia com muita alegria, energia e responsabilidade. Bom carnaval a todos!