Treinamentos ampliam e atualizam o conhecimento dos profissionais que atuam na unidade.
Foco é otimizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade (Foto: Assessoria)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Regional Imperatriz, investe em ações de capacitação com profissionais e até mesmo com os acadêmicos, que são estagiários na unidade.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, foram realizados treinamentos sobre: higienização padrão das ambulâncias, manuseio das macas, imobilização, relações humanas, saúde emocional, com os profissionais da Casa do Índio, relações interpessoais, suporte básico avançado clínico adulto e pediátrico, urgência e emergência para condutores, capacitação em Protocolos de Suporte Básico de Vida, atualização em Ficha de Atendimento Pré-Hospitalar, trauma, avaliação e gestão.
Para o secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, investir em formação continuada é valorizar os servidores e promover uma melhoria efetiva dos trabalhos. “Sempre estamos oferecendo cursos de atualização para os nossos profissionais. Nosso foco é otimizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Por isso, o SAMU tem o Núcleo de Educação Permanente (NEP) que organiza as capacitações, ampliando e atualizando o conhecimento dos profissionais que atuam na unidade”.
As capacitações são ofertadas de maneira permanente e contínua, além de ações educativas em outros ambientes, com a finalidade de melhorar e agilizar o atendimento das ocorrências. O SAMU foi instalado no município de Imperatriz pela Portaria n° 326, de 4 de março de 2005.