Estudantes com transtorno do espectro autista visitam Parque Ambiental da Alumar 

“Mais do que um passeio, foi uma oportunidade de promover interações, trocas de experiências eestímulo sensorial em meio a um cenário exuberante e de educação ambiental”. Assim, definiu a professora de Recursos, Helena Duarte,coordenadora de um grupo de 40 estudantes, dos quais a metade é autista, do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, ao mencionar o resultado da visita ao Parque Ambiental da Alumar. A ação aconteceu nessa quarta-feira, dia 28de março, e faz parte da programação da escola ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data comemorada em 02 de abril.

Acompanhados pelas monitoras do ParqueAmbiental, os estudantes e professores participaramde atividades recreativas, oficinas ambientais e da trilha ecológica do marfim, especialmente a alça do Pequi. Ao final, a garotada também se divertiu com lanches oferecido pelo Parque.

“Estamos duplamente felizes em receber os estudantes do Cônego Ribamar Carvalho: primeiro, porque estamos incluídos na programação escolar do Dia de Conscientização do Autismo; segundo, porconstatar que o Parque Ambiental Alumar cumpre com o seu propósito de equidade social, sobretudo,por ser um espaço de conservação ambiental criadopela Alumar, de forma voluntária, para a comunidade de São Luís”, disse a Gerente de Relações Institucionais e Segurança Empresarial, Dulcimar Soares.

A estudante Manuele Cristine, 16 anos, ressaltou a importância da visita. “Aqui, a gente observa o que aprendeu na escola sobre a flora e fauna”, disse ela, acrescentando a participação dos estudantes autistas, “além de ter sido divertido, acho que esse contato com a natureza vai ajudá-los de alguma forma no convívio social”, afirmou. 

Celebrada em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para informar sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo transtorno.

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Luciana Costa