Nesta terça-feira (18), será realizada palestra na UBS Milton Lopes.
O Transtorno do Espectro Autista acomete cerca de 1% a 2% da população mundial. (Foto: Patrícia Araújo)
Com o tema “Mais informação, menos preconceito”, a campanha em alusão ao mês de conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) segue com ações em Imperatriz. Nesta terça-feira (18), a Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, receberá palestra com apresentação do CAPSIJ e da Linha de Cuidado do TEA.
Das atividades do cronograma da campanha, já foram realizadas sessão especial de cinema para crianças e adolescentes, cujo objetivo é levar mais bem-estar e cidadania, além de aproximar a população, pensando em diminuir o preconceito com o TEA.
Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, esse tipo de iniciativa transforma a realidade não apenas de quem tem o transtorno do espectro autista. “Toda a base familiar ganha com esse tipo de ação, pois melhora a comunicação, linguagem e socialização das crianças. É importante que as famílias fiquem atentas aos sinais do transtorno e busquem o atendimento nas nossas Unidades Básicas de Saúde”, explicou.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Os sinais do transtorno iniciam nos primeiros anos da criança e continuam na adolescência e vida adulta.
Programação completa:
Dia 20/04
Piquenique caça aos ovos com as crianças
Local: Beira-rio (Parquinho próximo à Concha Acústica)
Horário: 8h
Dia 20/04
Boliche
Local: Crush Pizzaria
Horário: 17h
Dia 25/04
Palestra em UBS Cafeteira
Tema: Apresentação do CAPSIJ e da Linha de Cuidado do TEA (Ministério da Saúde)
Horário: 9h30 às 11h.
Dias 26, 27 e 28/04
Encerramento da Campanha
Ação: Exposição de Telas produzidas pelos usuários do CAPSIJ
Local: Shopping
Horário: 14h às 17h