Momento de aprimorar os processos de alfabetização dos alunos do município.
A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (26), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores. (Foto: Letícia Holanda)
Para dialogar sobre as estratégias de ensino e aprendizado dos alunos, numa parceria, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Governo do Estado do Maranhão, promoveram o Ciclo Formativo Municipal, bem como o Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem, Eixo Alfabetização, módulo 1.
A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (26), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores.
Foi trabalhado a temática “Planejamento Estratégico da Gestão Escolar para otimização de resultados com foco na alfabetização”, ministrada pelas articuladoras pedagógicas da Semed, Antonirene Rodrigues de Assis e Sema de Jesus Cipriano. “É uma iniciativa de aprimorar as ações pedagógicas, a partir dos resultados das avaliações aplicadas nas escolas”, pondera a articuladora, Sema de Jesus Cipriano.
Houve rodas de conversas para discutir temas sobre à garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes, a importância das avaliações pedagógicas internas e externas, e propostas de intervenções pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a capacitação oportuniza alinhar as ações de gestão do ensino. “São diálogos que garantirão melhorias nas práticas pedagógicas, com foco no processo de aprendizagem inicial dos nossos alunos”.
As 129 escolas do município acompanham alunos na etapa de alfabetização. “É o momento de sabermos as orientações, buscando melhorias para estratégias pedagógicas, e, avaliar o andamento do aprendizado dos estudantes, principalmente, na alfabetização”, comenta a coordenadora pedagógica, da Escola Municipal Frei Tadeu, Márcia Duarte Viana.