Dia da Educação é celebrado com crescimento do ensino municipal

São investimentos feitos em estruturas prediais, recursos pedagógicos e valorização do servidor.

Dia da Educação é celebrado com crescimento do ensino municipal

 Seja na zona urbana ou zona rural, a Secretaria de Educação tem trabalhado para garantir a excelência no ensino das crianças, jovens e adultos de Imperatriz. (Foto: Assessoria)

28 de abril, Dia Mundial da Educação e Imperatriz só tem a comemorar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante a gestão do prefeito Assis Ramos, investiu de forma significativa na Educação Básica. Nos últimos três anos, foram investimentos em estruturação predial, pedagógica e na valorização do funcionalismo público.

Mais de 60 escolas implantadas em prédios próprios receberam reestruturação ou foram construídas do zero, possibilitando modernidade e conforto para a comunidade escolar, além de ampliação de oferta de vagas e economia ao erário com fechamento de prédios locados. As unidades de ensino, atualmente, contam com climatização, Sistema de Energia Fotovoltaica, garantindo compensação enérgica para todas as escolas, e mobiliários adequados. 



Os investimentos em recurso pedagógicos já rendem frutos excelentes para a rede municipal. Com a aquisição da robótica educacional, os núcleos de robótica da rede de ensino se destacam em atividades e até competições ao nível de Brasil, como foi o caso da Escola Municipal Wady Fiquene, no Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), em Brasília. 

Aliados a isso, há ainda os laboratórios de ciências e matemática; salas multiuso; TV EducaItz, no canal 7.2, com programação exclusiva da rede; material didático extracurricular para educação empreendedora, financeira; Livro de Imperatriz; e o mais novo projeto da Secretaria com a EJA Profissionalizante. Uma parceria do Município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na oferta de cursos profissionalizantes, para alunos 8º e 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa preparação para o mercado de trabalho. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a Educação é um compromisso diário, de garantir ensino básico eficaz para crianças, jovens e adultos. “Tenho muito orgulho de fazer parte da gestão Assis Ramos, que tem promovido a revolução na educação e nossa missão é de tornar cada um dos 42 mil alunos da rede municipal, pessoas preparadas para a vida, formando cidadãos para um mundo de oportunidades e crescimento intelectual e profissional”. 

Além de inúmeros projetos que corroboram com a aprendizagem dos estudantes, o Município tem aplicado a política de valorização dos servidores da rede de ensino. Este ano, além do piso salarial implantado desde o ano passado para os professores, em 2023 houve reajuste de mais 15% para todos os servidores da pasta e mais equiparação salarial ao cargos de intérpretes, instrutores de Libras e técnicos administrativos. 

“O nosso quadro de professores são todos efetivos. Valorizamos não só na remuneração, mas na formação continuada, na ampliação de carga horária de 20h para 40h, na concessão da progressão salarial. Enfim, temos investido em Educação em todos os aspectos”, relembra o prefeito Assis Ramos.

Seja na zona urbana ou zona rural, a Secretaria de Educação tem trabalhado para garantir a excelência no ensino das crianças, jovens e adultos de Imperatriz.

Texto com colaboração de Letícia Holanda