Alunos da turma do 8º ano participaram do diálogo com psicólogo.
Questões sobre atenção ao comportamento, formas de interação entre os alunos, convívio familiar e o uso do celular, foram temas abordados (Foto: Letícia Holanda)
Com orientações sobre convivência em ambiente escolar, a Escola Municipal Machado de Assis promoveu palestra de conscientização para a comunicação não violenta nas escolas. Fruto da parceria entre Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa ocorreu nesta terça-feira (02), com a participação do psicólogo Evaldo Alencar de Lima.
Questões sobre atenção ao comportamento, formas de interação entre os alunos, convívio familiar e o uso do celular, foram temas abordados na palestra, com a presença de 60 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. “Sentimos a necessidade de trazer essa fala sobre convivência harmoniosa para que se mantenha a qualidade do ensino dos alunos”, frisa a gestora pedagógica, Marianne Rocha.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que o projeto objetiva garantir que os alunos tenham uma convivência saudável. “A palestra trabalha em sintonia com o que estamos realizando com as medidas de segurança nas escolas, justamente para garantir harmonia e paz nas unidades de ensino”.
Conhecendo a realidade dos estudantes, o psicólogo Evaldo Alencar de Lima, destaca que o momento foi direcionado para escuta psicológica. “Foi um diálogo de autopercepção, autoconhecimento, para que o aluno se perceba e procure ter um comportamento adequado dentro da escola. Momento de fazer intervenções de melhorias na comunicação e, interações entre os alunos, a partir da escuta dos anseios de cada estudante”.