Materiais pedagógicos foram entregues na capacitação.
Mais de 300 alunos são atendidos nas 15 salas de correção de fluxo da rede de ensino, na zona urbana e rural (Foto: Letícia Holanda)
Em busca de melhorias para as práticas pedagógicas nas escolas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (25), II Formação Correção de Fluxo, para os professores das 15 salas de correção de fluxo, da zona urbana e rural, da rede municipal de ensino.
A capacitação contou com momentos de acolhida e palestra sobre “Como criar um ambiente alfabetizador”. Além disso, os professores participaram de treinamentos com os cuidados com a voz, com a fonoaudióloga, Carolina Lima Martins, do Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz. Houve ainda, entrega de materiais pedagógicos, como livros e jogos educativos para os docentes.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que as turmas de correção de fluxo, garantem que todas as crianças e adolescentes estejam em sala de aula, independentemente do nível de aprendizagem. “É mais um serviço que auxilia no combate ao atraso escolar. Ofertamos materiais pedagógicos para o desenvolvimento do conhecimento desses estudantes”.
A professora da sala de correção de fluxo, da Escola Municipal Tiradentes II, Odinéia Fontinele de Sousa, destaca os desafios ao ensino. “Estamos falando de uma diversidade de níveis de conhecimento e idade. Por isso, trabalhamos com materiais pedagógicos estratégicos e, que chame atenção dessas crianças e adolescentes, assim, a formação é oportuna para alinharmos nossas ações ao aprendizado”.
Atualmente, a rede de ensino do Município atende mais de 300 alunos nas salas de correção de fluxo, contribuindo para a melhoria da defasagem escolar. “É uma iniciativa para fomentar o ensino e aprendizagem, a partir da realidade dos nossos estudantes com idade diferente e, níveis de conhecimento diferentes”, ressalta a coordenadora da equipe de Correção de Fluxo, Carla Lorena Lima.