Os estudantes classificados farão a 2ª fase em 07 de outubro.
As provas são aplicadas para alunos do 6º ao 9º ano. (Foto: Letícia Holanda)
Para fomentar o ensino da Matemática e buscar novos talentos na área das exatas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com as escolas aplicam nesta terça-feira (30), a 1ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação é direcionado para estudantes de escolas públicas e privadas.
As provas são aplicadas para alunos do 6º ao 9º ano. O exame é composto por 20 questões de múltiplas escolhas, e os estudantes possuem um tempo de 2h30 minutos para responderem. A Olimpíada busca incentivar o estudo da Matemática, a partir do interesse dos alunos e professores na resolução de cálculos.
No município, as escolas foram preparadas para aplicação das provas. O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que os professores o preparatório com os estudantes para realizarem a OBMEP. “A Olimpíada de Matemática faz parte do calendário letivo e representa uma oportunidade de crescimento do aprendizado dos nossos alunos na área da matemática, garantindo que tenhamos talentos nas exatas”.
O professor de matemática da Escola Presidente Costa e Silva, Daniel Sousa da Silva, comenta o progresso do conhecimento, dos mais de 90 alunos participantes na área da ciência das exatas, na Olimpíada. “As provas permitem que os alunos tenham acesso à iniciação científica da matemática, e adquiram mais conhecimento. Além disso, a OBMEP garante os índices escolares”.
Os estudantes classificados para a 2ª fase da Olimpíada farão provas em 07 de outubro.