Pediram a prisão de Putin por crimes de guerra, mas isso não parece ser um empecilho para que ele planeje uma visita à África do Sul. Putin acredita que o país vai se eximir do seu dever legal de prendê-lo, enquanto o governo sul-africano ainda decide o que fazer. Uma forte pressão pública pode fazer a diferença! Vamos juntar um milhão de vozes em um apelo global, pedindo para que a África do Sul não deixe dúvidas de que vai prender Putin se ele for em frente com seus planos de viagem. Quando formos muitos, vamos espalhar nosso apelo por toda a imprensa sul-africana!ASSINE AGORA
Queridos amigos e amigas,O mundo suspirou de alívio quando o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por crimes de guerra envolvendo crianças. Ele precisa ser preso ou não estaremos nem perto de conseguir justiça.Por outro lado, Putin aposta que isso não vai acontecer. E é por isso que ele está planejando visitar a África do Sul em agosto, mesmo que esse governo tenha o dever legal de prendê-lo. Se ele viajar, será uma vitória para a impunidade no mundo todo.Mas podemos mudar isso! O governo sul-africano ainda não decidiu o que fazer, e um grande apelo global pode fazer a diferença.Vamos juntar um milhão de vozes e pedir para que a África do Sul deixe claro que Putin será preso caso desça do avião! Quando formos muitos, vamos levar esse apelo diretamente ao presidente sul-africano e aos jornais que ele acompanha diariamente. Assine agora e compartilhe! Vamos lutar por justiça:
África do Sul: prenda o PutinResponsabilizar Putin por suas ações pode parecer algo distante da realidade, mas criminosos de guerra e ditadores já tiveram que se acertar com a justiça no passado. Os líderes nazistas foram julgados em Nuremberg, o ditador chileno Augusto Pinochet foi preso no Reino Unido e o criminoso de guerra sérvio Ratko Mladić foi condenado à prisão perpétua. Não podemos nos dar ao luxo de desistir da justiça!É hora de partir para cima. O presidente sul-africano ameaçou deixar o Tribunal Penal Internacional e depois voltou atrás. Agora, um funcionário do governo afirma que Putin deve ficar longe do país, ou será preso. A história vem recebendo atenção da imprensa e o país africano está sob pressão para que esclareça, de uma vez por todas, a sua posição. Um milhão de vozes a favor da justiça poderia fazer a África do Sul se comprometer a prender Putin!Essa decisão está sendo tomada agora mesmo. Coloque seu nome já e vamos exigir que a África do Sul esteja ao lado das crianças ucranianas, e não de Vladimir Putin, deixando claro que ele será preso caso entre no país.África do Sul: prenda o PutinDepois que a Rússia deu início à sua invasão ilegal na Ucrânia, a comunidade da Avaaz se manifestou, com a força de milhões de vozes, pelo fim da guerra, pela responsabilização de Putin e pelo retorno das crianças roubadas da Ucrânia. Agora, precisamos fazer todo o possível para que Putin encare a justiça. Vamos juntos e juntas mais uma vez. Com determinação,Ruth, Luis, Bert, e todo o time da AvaazMais informações: Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão para Putin (CNN)Tribunal Penal Internacional recebe mais dinheiro para seguir com investigações de crimes na Ucrânia (G1)África do Sul recua de saída do TPI, e visita de Putin para cúpula do Brics vira dúvida (Folha de S. Paulo)Presidente sul-africano diz que país deve sair do TPI, mas é desmentido de imediato (Publico)