Ao todo foram 34 inscrições de trabalhos jornalísticos realizados por 13 veículos. Os vencedores conquistam vaga na etapa regional da premiação.
A 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) registrou um recorde de trabalhos inscritos no Maranhão: foram 34 trabalhos jornalísticos realizados por 13 veículos da capital e do interior nas quatro categorias do prêmio (Texto, Áudio, Vídeo e Foto).
O número de trabalhos inscritos foi maior do que as nove edições anteriores. O melhor resultado anterior havia sido registrado na 8ª Edição, quando 26 trabalhos de jornalistas maranhenses haviam sido inscritos para concorrer em cinco categorias.
“Esse volume de trabalhos é reflexo do esforço que o Sebrae no Maranhão tem feito para promover a micro e pequena empresa e criar oportunidades de negócios e um ambiente regulatório amigável para os empresários que atuam nesses portes.”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.
A maior parte dos trabalhos jornalísticos inscritos está na categoria Vídeo: foram 21 apresentados por cinco veículos. Em seguida, vieram as categorias Texto e Áudio, onde seis trabalhos foram apresentados em cada uma. A categoria Foto fecha o rol de inscritos com um trabalho.
“Adotamos uma estratégia de fazer contato individual com os profissionais que realizaram os trabalhos e em seguida contactamos os veículos. O resultado apareceu e obtivemos um recorde de inscrições”, explicou o gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos do Sebrae Maranhão, João Torres.
Agora começa a fase de julgamento, por notáveis da área do jornalismo Maranhense. Os trabalhos que estão concorrendo ao 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo nas três categorias, disputam a vaga do Maranhão para a etapa regional, que é classificatória para a fase Nacional.
BRASIL
No cenário nacional, também foi registrado um recorde. Esse ano, 1.899 trabalhos, das 27 unidades da Federação, foram apresentados. Um número 66% maior do que o registrado em 2022. A maior parte dos trabalhos inscritos está na categoria Texto, com 834 trabalhos. Seguido pelas categorias Vídeo, com 682 trabalhos jornalísticos; pela categoria Áudio, com 205 trabalhos e pela categoria Foto, com 178 trabalhos.
O PSJ é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Em sua 9ª edição, realizada em 2022, a iniciativa recebeu mais de 1.144 inscrições de todo o país e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais em uma cerimônia em Brasília.