Bate-papo foi com Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e ocupante da cadeira nº 43 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)
Agência Assembleia
Os benefícios da leitura e os desafios para a nova geração de leitores foram abordados no programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (12), na TV Assembleia. O bate-papo da apresentadora Márcia Carvalho foi com a bibliotecária Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, especialista em Leitura e Formação de Leitores e ocupante da cadeira nº 43 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
Depoimentos de diversas pessoas sobre a preferência entre o livro digital ou físico fizeram a introdução ao tema. Também questionada, Aline Nascimento afirmou preferir o exemplar físico, como os demais da geração dela, mas ressaltou que o relevante é ter o hábito de ler.
“A leitura é importante em qualquer forma, em qualquer suporte”, assinalou ela, que também é coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, relatando que a preferência pelas telas tem feito diminuir a frequência a bibliotecas de todo o mundo.
Nesse cenário, as estratégias para atrair mais leitores para perto dos livros foram destacadas pela diretora da BPBL. “Nós, bibliotecários, sempre usamos a tecnologia a nosso favor, orientando, e não a temos como concorrente. Muito pelo contrário, as bibliotecas, hoje, precisam se atualizar”.
Com o intuito de formar leitores, Aline Nascimento destacou ações como a realização da programação “Lendo as férias na Biblioteca”, que neste ano ocorrerá de 18 a 21 de julho, na Biblioteca Pública Benedito Leite, com diversas atividades e reunindo crianças e familiares. Outro evento destacado foi a ação promovida durante o São João deste ano, que incluiu pesquisa sobre cultura popular no acerco de mais de 120 mil volumes e, também, apresentações culturais.
Acessibilidade
Aline Nascimento ressaltou, ainda, que a BPBL é referência em acessibilidade, uma das 10 do país com certificação do Ministério da Cultura nessa área. Segundo ela, o reconhecimento é resultado de investimento na qualificação da equipe e na aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva.
“O que a gente procura é ser uma biblioteca de todos e para todos. Não adianta ser uma biblioteca bonita, ter mais de 120 mil documentos, se ela exclui, se uma pessoa com deficiência intelectual não pode ser atendida”, observou.
A luta da mulher para ocupar espaços de decisão foi outro tema tratado por Aline Nascimento, que citou o exemplo da deputada Iracema Vale (PSB), primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa em 188 anos de história da Casa, e de outras mulheres presidentes de Academias de Letras no Maranhão.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).