Encontro teve objetivo de fornecer orientações sobre os espaços científicos das escolas.
Os espaços contam com jogos, ferramentas das exatas, de incentivo para aprendizagem da matemática, além, dos materiais para experiências científicas. (Foto: Assessoria)
Foram 44 professores da área da Matemática e 44 de Ciências, de 22 escolas da rede municipal de ensino, que participaram da oficina “Utilização do laboratório no ensino de matemática e ciências: desafios e possibilidades na prática pedagógica”. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (13), no laboratório da Escola Municipal Paulo Freire.
Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os profissionais receberam orientações de manuseio dos materiais pedagógicos dos laboratórios de ciências e matemática das unidades de ensino.
Os espaços contam com jogos, ferramentas das exatas, de incentivo para aprendizagem da matemática, além, dos materiais para experiências científicas.
Segundo o secretário de Educação, José Antonio Pereira, os professores precisam conhecer e saber de todo o processo de funcionamento das estruturas e das ferramentas de ensino. “Nossas escolas possuem laboratórios equipados e padronizados para que os estudantes tenham acesso às práticas científicas e, para isso, precisamos ter profissionais capacitados”, frisa.
A professora de ciência da Escola Municipal Adalberto Franklin, Talismã Cristina Sousa destaca que os materiais dos laboratórios devem estar nas vivências dos alunos. “Temos espaços completos, porém, às vezes, utilizamos apenas ferramentas mais fáceis de praticar, e a oficina veio para que saibamos ter habilidades com todos os materiais e os alunos possam utilizar os laboratórios por completo”, comenta