Sabe aquela sensação de achar um dinheiro, até então esquecido, no bolso da calça? Agora, imagine multiplicar esse sentimento, descobrindo um valor “esquecido” numa conta bancária? Cotas do PIS/Pasep, valores disponíveis no sistema do Banco Central e até prêmios de loterias não resgatados somam bilhões de reais que aguardam para serem recebidos pelos seus proprietários.
Petra Fernanda, que atua como coordenadora do Núcleo de Negócios na Facimp Wyden, esclarece que a maioria desses casos envolve quantias mais modestas e que podem passar despercebidas no extrato. Ela explica que 30 milhões de pessoas têm valores esquecidos que variam de 0 a 10 reais, enquanto 11 milhões podem reaver até R$ 100.
“Essa situação de valores mais baixos para resgate está mais próxima da realidade da grande maioria dos brasileiros, mas há alguns relatos específicos de pessoas que conseguiram resgatar até R$ 28 milhões, um dos maiores resgates já feitos. No entanto, são casos bastante isolados, uma vez que a maioria dos brasileiros jamais esqueceria uma soma tão elevada”, completa a coordenadora.
O dinheiro “esquecido” pode ser tanto de contas físicas quanto jurídicas e diz respeito a contas que porventura tenham sido encerradas em bancos e outras instituições financeiras sem resgate do cliente.
E como saber se tenho dinheiro esquecido?
Para consultar, basta acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) https://valoresareceber.bcb.gov.br/ para saber qual o valor disponível, depois solicitar sua transferência através do site gov.br, para isso, as pessoas precisam ter conta nível prata ou ouro.
Outra possibilidade é consultar/ solicitar os valores de pessoas falecidas desde que você seja herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal.
Caso tenha algum valor a receber, a opção PIX estará disponível e a empresa poderá fazer a devolução por TED ou DOC para a conta da chave PIX selecionada no prazo de 12 dias úteis.
Petra faz ainda um alerta importante: é preciso ficar atento para não cair em golpes de pessoas maliciosas tentando se aproveitar da situação. “Fique atento aos procedimentos realizados para sua segurança e da instituição bancária”, conclui.