Escolas da zona rural do município recebem projeto Fábrica de Teatro

Atividades seguem até hoje (29), com apresentações e brincadeiras.

Escolas da zona rural do município recebem projeto Fábrica de Teatro

 Ação contempla as escolas Afonso Pena, Moreira Neto, Dom Pedro I, Tomé de Sousa, Marcionilia Gomes Soares, Nossa Senhora da Conceição e Vital Brazil (Foto: Letícia Holanda)

Promovido pelo grupo Komedi, por meio do Banco CNH Industrial Mutum, com apoio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério de Educação, o projeto Fábrica de Teatro é realizado em várias regiões do Brasil e contemplou sete escolas da zona rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

A iniciativa ocorre entre os dias 26 a 29 de setembro, com caravana de atores percorrendo as escolas municipais Afonso Pena, Moreira Neto, Dom Pedro I, Tomé de Sousa, Marcionilia Gomes Soares, Nossa Senhora da Conceição e Vital Brazil. 

Com cenário móvel, todos os adereços teatrais e figurinos são levados à escola contemplada para a condução dos atores com as peças e brincadeiras, encantando as crianças e adolescentes.  

Na quinta-feira (28), foi a vez dos professores e alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, na Vila Conceição, receberem a companhia. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que “por meio de uma parceria entre instituições, a rede municipal é contemplada com um projeto que fomenta a cultura e a arte nas ações pedagógicas das escolas do município”.

O coordenador do projeto, Gabriel Augusto Carlos, destacou que o projeto trabalha com ações lúdicas e permite aguçar a imaginação das crianças para as histórias e brincadeiras infantis, dando vida ao teatro. “Nosso objetivo é aproximar o teatro do convívio das crianças, trabalhar a criatividade, permitindo que eles vivam aventuras por meio do teatro”, ponderou. 

A coordenadora pedagógica da Escola Nossa Senhora da Conceição, Vilma Almeida Silva, destacou que é a valorização da cultura no ambiente escolar. “Estamos recebendo uma ação importante, pois os alunos vivem experiências com a arte, teatro, no geral, com a cultura. Vimos a empolgação e o interesse das crianças com o momento”, afirmou.