Servidores da Educação participam de campanha Setembro Amarelo

A programação contou com a palestra “Valorização pela Vida”.

Servidores da Educação participam de campanha Setembro Amarelo

 O intuito foi levar informações sobre os riscos, medidas protetivas e ações de ajuda para combater o suicídio. (Foto: Letícia Holanda)

No enceramento da Campanha do Setembro Amarelo, os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da palestra “Valorização pela Vida”. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (29), no auditório da Semed, com o objetivo de dialogar e reforçar os cuidados com a saúde mental. 

A programação contou com integração dos profissionais, por meio de dinâmica com balões e frases motivacionais. O Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV), com a psicóloga Hosana Larissa dos Santos Lima, conduziu a explanação, com informações sobre os riscos, medidas protetivas e ações de ajuda para combater o suicídio.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, elogiou a iniciativa dos setores do CAPV e Saúde e apresentação nas Escolas (SPE) de conscientizar os profissionais para os cuidados com a vida. “Desde a inauguração do Centro ofertamos os serviços de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psiquiatria e assistência social à comunidade escolar. O encontro é mais uma ação para falarmos sobre o suicídio e os problemas que o antecedem, por isso é necessário informações, conversas e assistências”, comentou.

Para a palestrante, a precaução começa com o seu bem-estar na vida. “Precisamos falar sobre esse assunto, trabalhamos os fatores de riscos e protetivos, mas, principalmente, a valorização da vida, ter boa alimentação, fazer atividade física, de lazer e ter hábitos saudáveis, permitindo o viver”, revelou Hosana Larissa dos Santos Lima. 

Maria Claudenice Mariano da Silva, servidora, destaca: “é fundamental participar desta iniciativa, pois precisamos cuidar da nossa saúde mental, estarmos atentos para a busca de nosso autoconhecimento, e sabermos propiciar um bom acolhimento e uma escuta”.