Dados coletados auxiliarão para verificar as práticas e as políticas educacionais das unidades de ensino.
Em Imperatriz, as unidades Machado de Assis, Castro Alves I, Madalena de Canossa, Wady Fiquene, Santo Inácio de Loyola e Santos Dumont responderam questionários (Foto: Assessoria)
Seis escolas do município participam da pesquisa da Data Must Speak (DMS) de desempenho escolar garantidas com desvio positivo, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Nesta sexta-feira (06), a Escola Municipal Machado de Assis recebeu os aplicadores da pesquisa para entrevista com dirigentes municipais, gestores, professores, pais, alunos do 9º ano, e integrantes do colegiado escolar. Em Imperatriz, as unidades Castro Alves I, Madalena de Canossa, Wady Fiquene, Santo Inácio de Loyola e Santos Dumont também participaram da coleta de informações.
O objetivo visa coletar dados de 120 instituições escolares municipais de cidades do Maranhão, para compreender as práticas e comportamentos de desvio positivo, a partir da excelência no desempenho escolar, e verificar o que auxiliam as escolas a atingir e superar os desafios nas ações educacionais.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou a satisfação em ter escolas da rede contempladas com a pesquisa. “As seis unidades destacadas que estão participando da coleta, demostram a excelência do trabalho pedagógico desenvolvido no município e auxiliam a motivar ainda mais instituições para serem citadas em pesquisas como essa”, ressalta.
A aplicadora do projeto, Maria Amália Guimarães, destacou que os resultados mostrarão as práticas desenvolvidas nas comunidades escolares. “É de extrema importância a coleta desses dados, pois as informações irão identificar as ações das escolas com desvios positivos, o que leva essas unidades a terem um diferencial, por meio do comportamento, a forma de gestão, a condução das atividades, todas as informações serão coletadas para ter um mapeamento da realidade”, revela.
A gestora da Escola Municipal Machado de Assis, Ana Amélia Santana de Sousa, garante que a iniciativa favorece para as avaliações dos trabalhos. “A pesquisa, além de verificar as nossas atividades, também contribui para avanço do ensino dos nossos alunos”, afirma.