Pastor Zaqueu Barros, idealizador e coordenador do espaço, fez um relato sobre o funcionamento da instituição
Agência Assembleia
O trabalho desenvolvido pela Casa de Apoio Maria Auxiliadora, em São Luís, foi abordado na manhã desta segunda-feira (16), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia. O idealizador e coordenador do espaço, pastor Zaqueu Barros, fez um relato sobre o funcionamento da instituição, criada para atender acompanhantes e pacientes de câncer, desde a época em que trabalhava como capelão da área da saúde.
No programa, apresentado pelas radialistas Maria Regina Telles e Marina Sousa, o pastor Zaqueu Barros explicou que a Casa de Apoio, criada em agosto de 2016, hoje funciona em frente ao Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes (antigo Hospital Geral), na Rua de São Pantaleão, no tradicional bairro Madre Deus.
Zaqueu Barros informou que, ao chegar à Capelania da Saúde, teve a ideia de prestar ajuda a acompanhantes e pacientes de câncer oriundos de cidades do interior do estado. Na época, trabalhando na Capelania de Cuidados Paliativos do antigo Hospital Geral, conseguiu sensibilizar um grupo de amigos, que o ajudaram a materializar a ideia de criação da Casa de Apoio
“Dei o nome de minha mãe a esta Casa, porque ela foi uma mulher muito especial, que gostava muito de acolher as pessoas”, afirmou o pastor Zaqueu, assinalando que ele consegue manter a instituição até hoje, graças às equipes de voluntários mobilizadas em torno de causa.
Segundo Zaqueu Barros, o Serviço de Assistência Social do Hospital do Câncer é o setor encarregado de fazer a triagem e formalizar o encaminhamento dos acompanhantes e pacientes que devem ser atendidos pela Casa de Apoio.
Nascido na cidade de Central do Maranhão, Zaqueu Barros, hoje com 60 anos de idade, revelou, durante o programa da Rádio Assembleia, que tem uma intensa agenda cotidiana, como pastor, cantor, compositor e capelão da área de saúde.
“É com imensa satisfação que vejo esta nossa Casa de Apoio sendo mantida até hoje com a ajuda de voluntários e doadores, que não medem esforços buscando recursos para mantê-la a cada mês, beneficiando famílias carentes que sofrem e gastam tanto com esse tipo de tratamento”, salientou Zaqueu Barros.
Poeta, cantor, compositor e pastor da Igreja Batista, Zaqueu chegou a cantar e declamar poesias durante o programa da Rádio Assembleia, explicando que se projetou como líder religioso graças, também, a seu talento na área musical, como cantor e compositor. “Construí minha vida profissional e religiosa com este lema: Você não precisa ter, ser ou poder para ajudar alguém. Basta somente querer”, enfatizou Zaqueu, ao final do programa.