App AlertaITZ conta com espaço de acionamento da Defesa Civil.
O sistema operacional está disponível para download nos aparelhos celulares, no sistema Android e IOS, na loja de aplicativos (Foto: Assessoria)
Resultado de investimentos na educação da cidade, estudantes da rede municipal apresentam criação de aplicativo. Foi a partir das aulas de matemática que cinco estudantes e o professor da disciplina, da Escola Municipal Tiradentes II, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolveram o aplicativo “AlertaITZ”, direcionado para monitorar a temperatura de Imperatriz e o nível do Rio Tocantins.
Na primeira etapa do projeto, os alunos desenharam as telas, botões e layout da visualização do usuário do aplicativo no papel. Posteriormente, fizeram a programação do Software na ferramenta “Flutter”. O app conta com espaço de cadastro do usuário e contato para alerta e monitoramento da Defesa Civil.
Secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressaltou a relevância pública desta criação e o compromisso dos alunos e professores. “Mais um projeto de excelência das nossas escolas, de bastante utilidade para a população da cidade. Nossos adolescentes estão no caminho certo nas pesquisas”.
O sistema operacional está disponível para download nos aparelhos celulares, tanto com o sistema Android quanto no IOS, na loja de aplicativos, no link: AlertaITZ.
Conforme o estudante Jonas da Silva Ferreira, o aplicativo permite orientar os usuários a partir da realidade do volume do Rio Tocantins. “Todos os anos lidamos com a cheia do Rio Tocantins, deixando a população ribeirinha desabrigada, e com o app é possível acompanhar o nível do rio e verificar em tempo real quais medidas devem ser acionadas diante das situações de alagamento”, destaca.
O aplicativo pode ajudar, principalmente, a população que mora próxima do Rio e sofre com alagamentos no período chuvoso. O recurso pode evitar maiores transtornos. Outro fator interessante é o monitoramento das temperaturas em Imperatriz, que no período de verão tendem a ser altas.