O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha (PSC), celebrou contrato com uma empresa ao longo do ano de 2023. Segundo levantamento investigatório esta ação não atende os requisitos mínimos do Edital de Licitação realizado pelo ente público, o que escancara a possível intenção de desviar dinheiro público por meio da chamada empresa de FACHADA.
Trata-se da ESTRELA COMÉRCIO LTDA, empresa de pequeno porte com endereço cadastral na Rua 6, Nº 58, do bairro Cohatrac IV, região periférica de São Luís, registrada na Receita Federal com CNPJ: 38.467.897/0001-30, tendo entre suas atividades o comércio atacadista que vai da venda de um simples absorvente feminino ao aluguel de transporte automotivo rodoviário.
De acordo com levantamentos extraídos de apuração dos atos, a ESTRELA COMERCIO Ltda ganhou várias licitações para fornecer suprimentos à prefeitura que podem chegar a 1 milhão de reais. As investigações no endereço informado revelaram a existência de um imóvel sem estrutura mínima para o funcionamento de uma empresa, principalmente para armazenamento de gêneros alimentícios.
ENTENDA
Ao ter acesso aos extratos de contratos publicados no diário oficial foram encontrados 7 contratos com objetivos diversos, que vão desde aquisição de material esportivos a gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis. Uma única empresa ganhou sete certames, o que aponta para direcionamento de processo licitatório.
A partir do monitoramento das inquirições no endereço em que a empresa está instalada foi observado que a mesma não comercializa, nem tão pouco possui estrutura que mostra a comercialização destes produtos.
Vale lembrar que o prefeito Wallas Rocha (PSC) já é investigado por possíveis crimes cometidos no âmbito de procedimentos licitatórios ocorridos entre os anos de 2021 e 2022 por delegação do Procurador-Geral de Justiça, que anunciou a conversão da Notícia de Fato Nº 011797-750/2023 em Procedimento Investigatório Criminal.