Campeãs no IX Festival de Bandas e Fanfarras competirão em Campeonatos Estadual e Nordeste

Mais 10 corporações se apresentaram na segunda noite do evento.

Campeãs no IX Festival de Bandas e Fanfarras competirão em Campeonatos Estadual e Nordeste

 19 corporações se apresentaram em dois dias de Festival, mostrando características e detalhes próprios do funcionamento de uma fanfarra (Foto: Edmara Silva)

Com cores, melodias e danças, a última noite do IX Festival de Bandas e Fanfarras das escolas municipais garantiu a participação de mais 10 corporações musicais, além disso, as campeãs competirão em campeonatos estadual e Copa Norte e Nordeste de Fanfarras. Encontro apoiado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ocorreu na sexta-feira (10), na Avenida Beira Rio.

Apresentações ficaram por conta das bandas e fanfarras das unidades de ensino Madalena de Canossa, Frei Paulo de Graymoor, Santo Inácio de Loiola, José de Alencar, Castro Alves I, Marly Sarney, Giovanni Zanni, Eliza Nunes, Machado de Assis e Banda Macial Falcões.

Os grupos musicais competiram e foram avaliados nas categorias banda de percussão rudimentar mirim, fanfarra marcial simples, banda de percussão melódica, banda marcial, banda de percussão rudimentar, comandante mor, baliza geral, balizador geral, corpo coreográfico, pavilhão cívico, maestro regente e maestro destaque.

As premiadas foram, em primeiro lugar, a corporação da Escola Marly Sarney, segunda colocação a Escola Leôncio Pires Dourado e terceiro a Fanfarra da Castro Alves I. As duas vencedoras representarão Imperatriz na Copa Norte e Nordeste em Boa Vista, na Paraíba. E a terceira vencedora junto com a quarta classificada, a Banda Marcial da unidade Machado de Assis, vão para o Campeonato Estadual em Santa Rita (MA).

De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, o Festival é mais uma iniciativa para dar visibilidade aos projetos de música, dos estudantes da rede municipal de ensino. “Podemos ver a dedicação, o compromisso dos integrantes das bandas e fanfarras, e o resultado foram excelentes apresentações. Todo o apoio da Secretaria de Educação com o ensino cultural, e agora, nossas corporações vencedoras vão nos representar no estadual e no campeonato norte e nordeste”, comenta.

O maestro da Escola Municipal Marly Sarney, Robson Sousa Silva, destaca todo o esforço dos alunos e mais uma vez Imperatriz sendo destaque com os movimentos de fanfarras. “Segunda vez que fomos agraciados com esse título, e levar esses estudantes para representar a cidade de forma plausível no evento, principalmente a nível de nordeste, simboliza o apoio que estamos tendo da gestão municipal de educação, com a mobilização da existência e permanência das fanfarras”, finaliza.