Representantes de Imperatriz vencem em várias categorias. Competição ocorreu na cidade de Santa Rita.
Conquistas são resultados de investimento que a Secretaria de Educação realiza nas escolas da cidade. (Foto: Divulgação)
Com ritmos, vestuários e coreografias próprias, a Banda de Percussão Rudimentar da Escola Municipal Machado de Assis, conquistou vários troféus no XX Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras. A equipe ganhou a primeira colocação como melhor banda de percussão rudimentar e segundo lugar como melhor regente-maestro. O evento ocorreu no sábado, 09 de dezembro, na cidade de Santa Rita (MA).
Além disso, ainda no evento, a Fanfarra e Banda Melódica da Escola Municipal Castro Alves garantiu premiações na categoria individual. O prêmio foi em primeiro lugar, na modalidade fanfarra lisa, mor, corpo coreográfico e pavilhão cívico. E mais troféus na categoria percussão melódica, em terceiro lugar banda melódica, e primeiro lugar mor, pavilhão cívico e corpo coreográfico.
Segundo o secretário de Educação, José Antonio Pereira, a rede municipal de ensino mais uma vez traz excelentes resultados em eventos externo. “Nossas escolas garantiram prêmios e mostraram o trabalho de qualidade realizado com as fanfarras, estamos avançando também na área da cultura e no ensino da música e da arte”, afirma.
O maestro André Brigida comenta que a competição permitiu colecionar experiências culturais. “Por meio das apresentações das equipes musicais de diferentes cidades do Maranhão, vivenciamos outras culturas e formas de movimentação das fanfarras, além das competições em que os musicistas deram todo esforço com as técnicas e o tempo dedicado à aprendizagem do funcionamento da fanfarra, e essas vitórias representam todo o investimento público e valorização das manifestações musicais cívicas”, comenta.
O aluno Daniel Silva Lopes destaca que foi gratificante representar Imperatriz e vencer. “Agradecemos todo apoio da gestão municipal de ensino, por proporcionar a participação no campeonato. Estamos vendo o resultado do crescimento do ramo das fanfarras como movimento artístico e musical”, observa.