‘Sustentabilidade na Prática’ – Professora apresenta ações sustentáveis no ambiente escolar

Diretora do Centro de Ensino Estado de Alagoas, professora Antônia Rosa, apresentou três projetos que são desenvolvidos na unidade que fica no bairro Alemanha

Agência Assembleia

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, nesta segunda-feira (11), a professora Antônia Rosa, diretora do Centro de Ensino Estado de Alagoas, localizada no bairro Alemanha, em São Luís. Acompanhada da aluna Maria Júlia, a gestora escolar apresentou três projetos que são desenvolvidos na unidade de ensino: horta escolar, compostagem de alimentos e aproveitamento da água dos condicionadores de ar.

No bate-papo com a radialista Marina Sousa, a professora Antônia Rosa falou sobre as ações sustentáveis realizadas pela escola, que envolvem não só os alunos, mas toda a comunidade do entorno. “Somos uma escola de muita credibilidade na comunidade, altamente procurada. Então, toda a comunidade está envolvida nesses projetos, tanto da horta, quanto do aproveitamento da água e como da compostagem”, disse.

A aluna Maria Júlia falou que o diferencial do Centro do Ensino Estado de Alagoas é que as ideias dos alunos são abraçadas pela direção. “A ideia da horta partiu de vários alunos e foi acolhida pelos professores e absorvida pela escola. Agora, estamos pensando em fazer uma árvore de natal com tampinha de garrafas e garrafa pet”, afirmou.

Antônia Rosa relatou que nada é desperdiçado e toda a merenda escolar é utilizada na compostagem para a horta. “Essa foi uma experiência belíssima de conscientização nossa, com a merendeira da escola, com pessoal do apoio. Todo mundo está empenhado para que o nosso projeto da horta dê certo”, assinalou.

A diretora destacou, ainda, que o projeto da horta promove a interdisciplinaridade e agrega, além da consciência da necessidade de ações sustentáveis, muito conhecimento aos alunos.

“Podemos dizer que é uma biblioteca a céu aberto. Professores e alunos vão aprender fazendo, na prática. Dá para colocar ali a geografia, a matemática, a história, porque está tudo ligado. Então, vai ser um laboratório a céu aberto. É essa a nossa ideia com a horta”, completou a professora Antônia Rosa.