A comunidade científica congratula-se com a Dra. Kamila Bohne Japiassú, natural de Imperatriz-MA, pela sua pesquisa de doutorado, recentemente premiada pela Academia Nacional de Farmácia da França.
A Dra. Kamila Bohne Japiassú destacou-se com sua brilhante pesquisa sobre nanoparticulas lipidicas para terapia pulmonar, que foi selecionada para o prestigioso “Prix de thèse – Formulation Galénique 2023 da Académie Nationale de Pharmacie. Este prêmio é reservado para trabalhos de alto nível e será entregue durante uma cerimônia solene agendada para janeiro de 2024 na cidade de Paris, onde a pesquisadora concluiu seu doutorado, iniciado na Universidade Federal de Goiás.
Do trabalho desenvolvido durante a tese de doutorado da Dra. Kamila, foram publicados 4 artigos científicos em alguns dos periódicos mais importantes do mundo na área de pesquisa da cientista, como o renomado Journal of Controlled Release e o International Journal of Pharmaceutics.
A inflamação pulmonar é uma condição complexa e desafiadora que exige abordagens terapêuticas inovadoras. As plataformas lipossomais desenvolvidas pela Dra. Kamila representa uma promissora linha de pesquisa, pois integra diferentes densidades de PEG e ácido hialurônico, duas substâncias que desempenham papéis cruciais em aplicações farmacêuticas.
A Académie Nationale de Pharmacie é reconhecida por conceder prêmios anuais para incentivar a pesquisa nas áreas das ciências farmacêuticas e biológicas, bem como para reconhecer os méritos de personalidades destacadas. A escolha da tese é um testemunho do impacto significativo de seu trabalho e da contribuição para o avanço das ciências farmacêuticas.
Dra. Kamila Bohne Japiassú é um orgulho para Imperatriz e para a comunidade científica brasileira, sendo um exemplo de excelência e dedicação à pesquisa. Parabéns por essa conquista notável e desejamos sucesso contínuo em sua carreira brilhante e promissora.
Por Gidel Sena
Fotos: arquivo pessoal