Com que roupa eu vou? Saiba o significado das cores na hora de se produzir para o réveillon


Docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera dá dicas para vestir o look ideal para as festas de final de ano;

Para a psicóloga, combinação tem a ver com as experiências universais que estão profundamente enraizadas na linguagem e pensamento dos indivíduos
 

O réveillon é um momento especial que simboliza renovação, esperança e a chance de recomeçar. Além das tradições como pular ondas e fazer pedidos à meia-noite, a escolha das roupas desempenha um papel significativo, muitas vezes guiada pela psicologia das cores. Cada tonalidade transmite sentimentos e energias distintas, influenciando tanto quem veste quanto quem observa.

Segundo a docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Cláudia Santos, a psicologia das cores desempenha um papel essencial na escolha das roupas, pois cada cor carrega consigo significados e emoções únicas. “Ao escolher as cores que mais combinam consigo mesmas, as pessoas não apenas expressam seus desejos para o novo ano, mas também influenciam o ambiente ao seu redor. Independente da escolha, o importante é que a cor seja um reflexo autêntico dos sentimentos e aspirações para o ano que se inicia, inspirando a jornada que está prestes a começar”.


A psicóloga destaca, que a psicologia dessa área olha para além das cores e condiciona ao comportamento emocional, social e cultural. Cláudia explica, que a relação entre as cores e sentimentos dos indivíduos é bem complexa, mas sempre com significado.

“Essa relação demonstra que não se combinam as cores por acaso ou por mero gosto, mas sim devido a experiências universais que estão profundamente enraizadas na linguagem e pensamento dos indivíduos. Segundo o livro da Eva Reller: A Psicologia das Cores, por exemplo, há diferentes instrumentos de avaliação que se norteiam através das cores, a busca pela relação com a cura através delas. Esta diversidade se transforma numa ferramenta fundamental para todas aquelas pessoas que trabalham com as cores: as artes plásticas, o modo de compra e outros aspectos”, analisa.

Por fim, a psicóloga diz que, em muitas culturas ao redor do mundo, as cores desempenham um papel simbólico e são escolhidas com significados específicos para trazer boa sorte, prosperidade e outros desejos para o ano novo e, no Brasil, isso não é diferente.

Abaixo, Cláudia aponta alguns significados por trás das principais cores usadas no réveillon. Confira:

Branco: A escolha clássica para o réveillon, o branco representando pureza, paz e a busca por novos começos. Visto como uma tela em branco, esta cor simboliza a oportunidade de escrevermos nossa história de maneira renovada no ano que se inicia. Além disso, é associado à clareza de pensamento e à abertura para possibilidades infinitas.

Dourado e prateado: Esses tons trazem um ar de sofisticação e são frequentemente associados a riqueza e prosperidade, podendo refletir a esperança de um ano cheio de sucesso, conquistas e momentos luminosos.

Azul: Especialmente em tons mais suaves, o azul transmite tranquilidade e serenidade. Aqueles que escolhem essa cor buscam por um início de ano marcado pela paz interior e equilíbrio emocional, além de ser uma ótima escolha para quem deseja começar um novo ciclo com mente calma e coração sereno.

Verde: Associado à natureza, o verde simboliza esperança e renovação, representando a expectativa de crescimento pessoal, novas oportunidades e a renovação da vitalidade. É uma escolha otimista que sugere um olhar positivo em relação ao futuro.

Roxo/Lilás: Associado à espiritualidade, transformação e intuição. Algumas pessoas escolhem essa cor para atrair sabedoria e inspiração no novo ano.

Vermelho: Considerada a cor que evoca paixão, energia e determinação, ao escolher roupas na cor vermelha para a virada do ano, as pessoas buscam disposição para enfrentar desafios com entusiasmo e vitalidade. É uma escolha ousada que expressa a intensidade dos desejos para o próximo ano.

Marrom: Associado à estabilidade e segurança. Pode ser escolhido por aqueles que desejam um ano novo fundamentado e estável.

Amarelo: Por fim, o amarelo é associado à luz do sol e à alegria. Ao vestir essa cor no Réveillon, expressamos a esperança de um ano cheio de momentos positivos, otimismo e felicidade. É uma escolha que irradia energia positiva, convidando a um novo ciclo repleto de sorrisos.

“A escolha das cores nas roupas no réveillon não apenas reflete o estilo individual, mas também serve como uma forma visualmente poderosa de definir intenções positivas para o novo ano, tornando-se um elo entre as tradições culturais, a psicologia das cores e a expressão pessoal. Cada cor carrega consigo significados importantes, permitindo que as pessoas possam expressar suas intenções pessoais de maneira visualmente impactante”, finaliza.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

Acesse o site e o blog para mais informações.

Assessoria de Imprensa das Faculdades Anhanguera no Nordeste