Os investimentos da Secretaria contemplaram desde construção de escolas a premiações de alunos em programas pedagógicos.
Com o pacote de obras da educação sendo executado desde 2018, este ano, inúmeras unidades de ensino continuaram recebendo as manutenções devidas a partir de equipe própria da Secretaria (Foto: Sara Ribeiro)
Ano movimentado para a Educação de Imperatriz, em 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), trabalhou em todas as frentes, desde a parte estrutural ao pedagógico, para garantir os resultados planejados para o crescimento da rede de ensino.
Com o pacote de obras da educação sendo executado desde 2018, este ano, inúmeras unidades de ensino continuaram recebendo as manutenções devidas a partir de equipe própria da Secretaria, bem como manteve a rotina de inaugurações dos novos espaços prediais. Logo no início do ano, foi entregue à população a Escola Municipal Moreira Neto, na Lagoa Verde, zona rural de Imperatriz.
Ainda no rol de inaugurações, o segmento da Educação Infantil ganhou mais duas escolas novinhas, com oferta de mais de 600 vagas para turmas de ensino regular e integral. As escolas José Carneiro, no bairro Sebastião Régis, e a recente Escola Frei Benjamin Zanardini, na Nova Imperatriz.
Também para garantir o cuidado com a saúde do servidor da educação, foi implantado o Centro Psicossocial e da Voz, no bairro Juçara. O serviço oferece atendimento psiquiátrico, psicológico, de assistência social e fonoaudiólogo. Além disso, houve a entrega do Anfiteatro e do Centro Esportivo José de Ribamar Fiquene. Ambos, anexo a Escola Paulo Freire.
Valorização Profissional
Capacitar e atualizar os profissionais da educação é uma prática importante e rotineira da rede municipal. Às formações pontuais, foram somados dois grandes momentos: a Jornada Pedagógica, com a presença do palestrante Celso Vasconcelos e o Congresso Municipal de Educação. Este último, tratando sobre diversidade, garantiu a presença de vários palestrantes de renome e a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Em conjunto com esse cuidado formativo, a gestão municipal também cuida de pessoas. A política salarial dos profissionais da educação há sete anos vem sendo rigorosamente respeitada, com pagamentos salariais em dia, bem como o reajuste salarial seguindo acima do piso nacional. Este ano, a Prefeitura reajustou em mais 10% acima do piso.
A diversão e o lazer também integram a valorização do profissional. E foi pesando nisso, que este ano foi realizada a 2ª edição da Tardezinha do Professor, promovendo interação, bem-estar e alegria a mais de 3 mil servidores em comemoração ao Dia do Professor.
Inovações pedagógicas
No preparo para um ano de avaliações externas, a Secretaria de Educação garantiu vários projetos que reforçaram o processo de ensino e aprendizagem. O principal deles foi o programa de Olho no Ideb, exibido todos os sábados e reprises no sábado e quarta-feira, na TV EducaItz. Eram aulas voltadas para as turmas de 5º e 9º ano como preparativos paras a avaliações do Saeb e Seama. O recurso midiático também oferecia premiação aos alunos com os melhores desempenhos nos simulados realizados ao final de cada programa.
Aliado a isso, foi implantado o projeto EJA Profissionalizante, direcionado para alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, Constantino Barbosa e Eliza Nunes. Iniciativa realizada em parceria com o Senai, proporcionou a 63 alunos o ensino profissionalizante e formação em dois novos cursos, o de estofador de móveis e esquadrias e de marcenaria.
Outro grande destaque foi para o lançamento do Livro de Imperatriz, Cidade da Gente. Material didático extracurricular voltado para os mais de 43 mil alunos da rede, traz um segundo volume com conteúdo de história e geografia da cidade e atualidades.
Este ano, 16 escolas municipais foram classificadas para a Mostra de Foguetes, no Rio de Janeiro. E, para dinamizar a participação das escolas, a Secretaria organizou o 1º Festival de Foguetes, no qual resultou em três equipes vitoriosas que representaram Imperatriz no evento nacional. E o principal, foram vitoriosos em suas etapas trazendo medalhas e troféus.
Fábrica de Campeões
Os investimentos no desporto escolar é uma marca registrada da gestão municipal e a grande novidade nessa área foi a implantação do projeto Jogada Nota 10. Com os incentivos desde a parceria nos Jogos Escolares de Imperatriz, entrega de uniformes e assinatura de convênio com a PKS, a Secretaria tem promovido festivais esportivos, nas modalidades voleibol, atletismo, handebol, natação e badminton.
Os alunos participantes vêm apresentando excelentes resultados com destaques em eventos externos em várias cidades do país. Além disso, há ainda a equipe do paradesporto que competem no atletismo e na bocha, também em participações nos Jogos Escolares brasileiros.
“Temos orgulho de tudo realizado até agora, sobretudo, na conquista dos nossos alunos, que além do esforço no estudo, também se dedicam ao esporte, destacando-se nacionalmente, como é o caso do Samuel, Ryan, Gabriel, no atletismo, assim como Heitor que participou do sulamericano de xadrez. É um projeto que graças ao apoio do prefeito Assis Ramos vem apresentando grandes conquistas e formando campeões”, frisou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.
A grande novidade para 2024 do Jogada Nota 10 é a nova modalidade a ser praticada que é o skate.
Além do esporte, os alunos da rede municipal conquistaram espaço em eventos externos como a Jornada de Foguetes, na Barra do Piraí (RJ), premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, campeonato de robótica FLL, em São Luis (MA) e Brasília (DF), nos festivais de Bandas e Fanfarras, Santa Rita (MA), Goiânia (GO), Boa Vista (PR).
Destaques
Grandes projetos da Secretaria de Educação que também merecem destaque e o Arraiá, promovido em dois dias de festa que reúne a participação de diversas escolas em competição das quadrilhas juninas. São momentos de fomentar a cultura nordestina, a arte e aprendizagem de acordo com o contexto.
Considerado o maior evento da pasta, a realização da parada oficial do 7 de setembro, todos os anos, leva uma multidão ao corredor cívico na Avenida Getúlio Vargas. Este ano, aproximadamente 10 mil pessoas assistiram à programação que iniciou com a corrida do fogo simbólico dias antes e encerrou no dia da Independência. O diferencial foi que a Prefeitura transmitiu o desfile ao vivo pelas redes sociais e tela TV EducaItz.
Segurança
Com a onda de invasão às escolas seguida de atos de violência que deixaram o país em alerta, a Secretaria de Educação saiu na vanguarda e lançou o Protocolo de Segurança nas Escolas e implantou o Núcleo de Monitoria Escolar. Cada unidade de ensino mantém um monitor disponível para segurança a comunidade escolar e conta com a colaboração da viatura de Monitoria Escolar, bem como da Guarda Municipal.
Dia D da Educação
E encerrando com chave de ouro o ano, foi promovido o Dia D da Educação com o lançamento do Calendário Letivo de 2024 (Calendário 2024) e retrospectiva com apresentação das inúmeras ações da Secretaria, no dia 22 de dezembro. Um grande público acompanhou presencialmente e pelas redes sociais o evento.
“Sabemos que o crescimento da Educação de Imperatriz é real, reconhecido por todos, e só temos a comemorar, pois sabemos que 2024 será ainda melhor, cheio de colheita de bons frutos e constante evolução. Em Imperatriz a educação é pra valer e vamos fazer muito mais”, finalizou o prefeito Assis Ramos.