Bandeira tarifária continua verde para as contas de energia elétrica em fevereiro

Mesmo sem cobrança extra, Equatorial Maranhão reforça dicas de economia no consumo de energia dentro de casa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), anunciou na última sexta-feira (26), que as contas de luz do mês de fevereiro continuarão com a bandeira tarifária verde para todos os consumidores. Com a bandeira verde, que representa condições favoráveis de geração de energia elétrica, a tarifa não sofre custos adicionais. De acordo com a ANEEL, a sinalização verde ocorre desde o ano de 2022, em decorrência de um cenário positivo de geração de energia hidrelétrica no país. Já são 22 meses seguidos que a bandeira verde está acionada.

Nas contas de luz, o que as bandeiras tarifárias representam?

Criadas pela ANEEL, as bandeiras tarifárias são uma forma de sinalizar os custos mensais de geração de energia elétrica. Com elas, a apresentação dos valores, que é cobrado de todos os consumidores, passam a ser incluídos nas faturas de energia. Essa sinalização permite que a população possa adaptar o consumo de energia elétrica e evitar um aumento maior nos próximos meses.

O sistema de bandeira tarifária é representado por:

Bandeira Verde: Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.

Bandeira amarela:  Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.

Bandeira vermelha: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido o maior custo de geração de energia naquele período.

A Equatorial Maranhão, enquanto Distribuidora de energia elétrica apresenta aos seus clientes, na fatura, a bandeira tarifária vigente do período. A Concessionária ressalta que mesmo com a permanência da bandeira verde, é importante manter os cuidados para não desperdiçar energia elétrica. O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Rainilton Andrade pontua que “Com hábitos simples dentro de casa, podemos economizar e evitar o desperdício. Uma boa sugestão é observar com atenção a nossa rotina doméstica, como evitar deixar aparelhos ligados na tomada, ou em modo stand-by, muitas pessoas costumam realizar essa prática, por comodidade, mas esquecem que mesmo quando o aparelho não está em uso, ele consome energia”.

Confira mais dicas para usar a energia sem desperdício dentro de casa: 

Uso de refrigeradores: Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;

Ar-Condicionado: Para os aparelhos de ar-condicionado, em especial os que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar; 

Televisores e celulares: Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;

Iluminação: Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar mais que as fluorescentes;

Máquinas de lavar e ferro de passar: Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;

Selo PROCEL de economia: Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

Para as famílias de baixa renda, há ainda uma forma de economizar na conta de energia. Para isso, é preciso se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão