Professores do município participam de formação sobre ensino religioso

Encontro foi direcionado para os profissionais do Ensino Fundamental.

Professores do município participam de formação sobre ensino religioso

 Abertura do evento contou com a participação do bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, do secretário adjunto da Educação, Domingos Bandeira, e outros representantes da Pastoral da Educação. (Foto: Sara Ribeiro)

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Diocese de Imperatriz, promoveram formação sobre práticas de ensino religioso nas escolas. A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (08), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, para os professores da área da educação religiosa, das turmas de 1º ao 9º ano e coordenadores pedagógicos. 

Abertura do evento contou com a participação do bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, do secretário adjunto da Educação, Domingos Bandeira, e outros representantes da Pastoral da Educação. 

Na programação, as atividades iniciaram com a palestra “A sociedade do cansaço”, com o professor teólogo Antônio de Pádua; seguida do padre Raimundo Nonato Costa, que conduziu o tema “O 1º Pilar – Ver”. O professor Paulo Roberto Soares abordou o tema “Julgar”; e a professora Margarida Chaves ministrou a palestra “Agir”.  Os temas estavam de acordo com a Campanha da Fraternidade de 2024, direcionada ao ambiente escolar.  

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, ressalta que é um momento necessário para diálogo das práticas pedagógicas. “Nós precisamos nos desafiar a entender melhor nossas práticas. O mundo mostrando situações complicadas, desafiadoras e que com nossas ações é que iremos superará-las, através do diálogo, e do bom entendimento do nosso fazer educacional”. 

Dom Vilsom Basso aproveitou o momento para elogiar os profissionais da educação. “Quero reforçar minha alegria de estar aqui nesse encontro, demonstrar minha admiração pela profissão dos professores e dizer da nobreza que tem e do poder que tem nas mãos, pois são agentes de paz, de diálogo, de conhecimento. Saibam que a missão é sagrada”. 

O professor da Escola Frei Manoel Procópio, Jorge Lima, destaca a relevância da iniciativa para o crescimento pedagógico sobre o ensino religioso. “Os alunos têm o direito de ter acesso ao maior número possível de informações sobre as religiões, uma forma de construir uma consciência de respeito, pois a religião é uma das formas de expressão cultural do ser humano e essa formação veio apresentar conhecimentos atualizados aos profissionais”, observa.

Colaboração de Sara Ribeiro