Sindicato dos Servidores Públicos de Formosa COBRA reajuste salarial para os professores.
Entenda tudo sobre essa reivindicação no texto a seguir:
O Sindicato dos Servidores Públicos de Formosa da Negra – SISEPFOSENE vem por meio dessa comunicação, reivindicar da Gestão Municipal, o cumprimento do REAJUSTE SALARIAL do magistério, que compreende os níveis da educação básica I, II e III e que não está sendo repassado aos profissionais. O prejuízo já compreende o período de 24 meses acrescidos de dois décimo terceiro totalizando 26 meses.
O reajuste do piso salarial dos professores da rede publica municipal concedido pelo governo federal em 2022 foi de 33,24% ,msmo com a abundancias dos recursos , a gestão municipal não cumpriu com a porcentagem que é um direito garantido por lei a estes profissionais.
Entenda:
O reajuste era no valor de 33,24%, porém a administração pagou a porcentagem inferior de:
Professor Nível I
*os profissionais receberam em media 18,38% sobre seus salários ficando a gestão em debito 14,86% com o servidor
Professor Nível II e III
*os profissionais receberam o percentual de 10,16% sobre seus salários ficando a gestão em debito 23,08% com o servidor
os profissionais estão em perdas salariais, visto que os repasses do Governo Federal ao município de Formosa da Serra Negra-MA, sendo que os repasses federais do fundeb destinado ao município vem crescendo gradativamente ano após ano.:
2022
27.800.187,87
2023
35.694.258,27
2024
40.053.558,76 ( previsão)
((fala do presidente falando das perdas em números, e enfatizando o repasse federal que não chegou ao salário dos professores)).
Além do direito violado nos repasses e no pagamento correto do piso salarial dos professores, o Sindicato cobra da gestão outros direitos garantidos pela lei municipal nº227B/2015 (PCCR MAGISTERIO) que também estão sendo negados à categoria: redução da carga horária, licença prêmio, auxílio combustível, mudanças de níveis e classes . A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Formosa da Serra Negra já tentou diversas vezes dialogar com a gestão e não obteve êxito.
((fala do presidente sobre as tentativas de negociação com e a gestão, e o que tem feito para mobilizar a ação: participação na câmara, passeata nas ruas, reuniões, mencione também o que o sindicato tem como resposta))
Diante do exposto, a categoria exige que seus direitos previstos em lei e no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério sejam garantidos e efetivados. A nossa luta é por mais respeito e por mais valorização.
((fala dos professores))