Prefeitura destaca importância do Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul

Unidade Ambiental foi crida por meio de Decreto Municipal no ano de 2021.

Prefeitura destaca importância do Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul

 Projeto do Parque Natural está em fase de implementação (Foto: Divulgação)

Em uma área de 31.844 hectares a cidade de Imperatriz conta desde 2021 com o Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul. O decreto de número 086/2021, criando a unidade, foi assinado pelo prefeito Assis Ramos (União Brasil), após doação da área pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, nas proximidades do Conjunto Habitacional Itamar Guará, região do grande Vitória. Objetivo básico do Parque é a preservação de ecossistema de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas cientificas e o desenvolvimento de educação ambiental, proporcionando aos visitantes o contato diretor com a natureza.

“A implantação do Parque Natural de Imperatriz faz parte de um compromisso do prefeito Assis Ramos com a população de nossa cidade. Com a efetivação do projeto, por meio de decreto assinado em 2021, além de preservar a biodiversidade da área doada pela empresa Valec vai efetivar a realização de múltiplas atividades para a população. Quero também destacar importância do papel do Ministério Público e da Vara da Fazenda Pública na mediação e homologação da compensação ambiental destinada à implementação do cercamento do Parque, pista de caminhada e academia ao ar livre na área externa da unidade para que a população pratique exercícios interagindo com a natureza”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A unidade vai contar com uma ampla estrutura, incluindo sede administrativa, estacionamento, viveiro, cercamento (alambrado, estaca e mureta), academia ao ar livre e pista de caminhada com extensão de 1.000 metros. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o viveiro do Parque Natural terá capacidade de produção anual de 68 mil mudas que serão utilizadas na arborização da cidade, recuperação de áreas degradadas e doação para a comunidade. A pista de caminhada e os equipamentos da academia ao ar livre beneficiarão com espaço para atividade física a comunidade do Conjunto Habitacional Itamar Guará I e II, bairros adjacentes e visitantes.

De acordo engenheiro-agrônomo, Léo Vieira Leonel, “a unidade de conservação irá proporcionar a preservação dos recursos naturais (Flora, Fauna…), a educação ambiental dos estudantes das escolas da rede pública e particular de ensino, melhoria da qualidade ambiental e para a realização de pesquisa científica. Como a área se encontra em uma região de transição (ecótono) entre os dois maiores Biomas brasileiros (Amazônia e Cerrado), ela apresenta uma rica biodiversidade, inclusive com espécies em risco de extinção (Erythroxylum ayrtonianum)”, disse Léo Vieira.

A estrutura interna do parque está em fase de implementação por parte do município e a implantação do cercamento, pista de caminhada e academia ao ar livre por meio de compensação ambiental fruto de mediação da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz e homologada pela Justiça, por meio da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca local. A compensação ambiental é um mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento. É uma espécie de indenização pela degradação, na qual os custos sociais e ambientais identificados no processo de licenciamento são incorporados aos custos globais do empreendedor.