Iniciativa refletiu a luta contra as doenças do Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.
Público participou de atividades de interação, cuidados com a saúde e roda de conversa (Foto: Letícia Holanda)
Fevereiro laranja e roxo, é um período marcado pela prevenção das doenças do Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e do Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (Capv), reuniu servidores no encontro com palestra, debates e trocas de experiências sobre a campanha. Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (28), no auditório da Semed.
Os profissionais participaram de atividades de interação com técnicas de respiração, alongamento do corpo e roda de conversa com a equipe do Capv. Iniciativa faz parte das ações das campanhas mensais de conscientização sobre os cuidados, diagnósticos e tratamentos das doenças.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a ação foi realizada para auxiliar os servidores enquanto aos cuidados com a saúde e o bem-estar. “Nossos coordenadores da Secretaria necessitam refletir sobre como estão vivendo, cultivando a saúde e as precauções com as doenças, com isso, temos o Centro Psicossocial para ajudar cada educador do município, e sempre alinhados com as campanhas de prevenção”, revela.
A servidora, Sema de Jesus Cipriano, destaca que o encontro foi de acolhimento e de acréscimo de informações. “A Secretaria de Educação e o Centro Psicossocial e da Voz trabalharam de forma fundamentada os caminhos de prevenção do Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia, doenças que às vezes são desconhecidas e que estão na vida das pessoas, principalmente na vivência de alguns profissionais da educação, e com isso estamos tendo todo apoio uma rede de especialistas para acolher nós trabalhadores da secretaria e nos oferecer mais conhecimento sobre cuidados com a saúde”, afirma.
A psicóloga, Hosana Larissa dos Santos, garante que o Centro trabalha para oferecer suporte e orientações aos servidores. “Nossa equipe do Centro Psicossocial e da Voz veio com o objetivo de psicoeducar o público acerca das doenças, e o nosso papel nessas campanhas é fornecer suporte emocional e nortear os colaboradores, familiares e cuidadores”, diz.