Com o objetivo de trabalhar iniciativas para promover as riquezas naturais, culturais e gastronômicas de Imperatriz e do Estado do Maranhão, o Deputado Federal Josivaldo JP esteve em reunião nesta terça-feira (19) com Ministros, o Governador do Estado, a Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e demais parlamentares da bancada.
A reunião aconteceu com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Governador Carlos Brandão, a Presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, e representantes da Latam, Gol e Azul. Segundo Josivaldo JP, de modo a diminuir o valor das passagens no Maranhão, foi proposto a redução, pelo Governo do Estado, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível de aviação. A alíquota passaria de 18% para 7%.
O parlamentar ainda informou que reivindicou às companhias aéreas mais opções de voos, bem como a implantação de trecho ligando Imperatriz a São Luís e Balsas, fortalecendo o agronegócio, o comércio e o turismo.
“Nossa região é muito rica e diversa em belezas naturais, tradições, produção agropecuária e empreendedorismo, e queremos que todos possam conhecer o Rio Tocantins, a Chapada das Mesas e a simpatia do nosso povo. Mas precisamos facilitar o acesso ao Maranhão e a Imperatriz. Mesmo em 2024, temos poucos voos, baixa conectividade entre os aeroportos do país e um valor muito alto nas passagens, mas estamos empenhados a reverter essa situação, tanto para o visitante brasileiro quanto para o estrangeiro”, considera Josivaldo JP. O ministro Celso Sabino se comprometeu a apresentar soluções conjuntas às demandas.