‘Café com Notícias’ – Especialista fala sobre cuidados e prevenção do câncer de intestino

Médico coloproctologista Flávio Santos reforçou a importância do diagnóstico precoce e os fatores de risco da doença

Visualizar o anexo Café com Notícias.jfif

Agência Assembleia

Conscientização, cuidados e prevenção sobre o câncer de intestino foram discutidos no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, que foi ao ar nesta quarta-feira (20), em alusão à campanha Março Azul. A apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com o coloproctologista Flávio Santos, que reforçou a importância do diagnóstico precoce e os fatores de risco.

“A campanha alerta para a importância de realizar os exames certos e, assim, obter o diagnóstico precoce da doença. A colonoscopia é o único exame capaz de detectar o câncer de intestino, uma vez que flagra inflamações na parede intestinal e permite a remoção de lesões pré-malignas, além de detectar tumores em estágios mais precoces”, afirmou o especialista.

Segundo o médico, ainda há muito pudor em relação ao exame, o que é um entrave na prevenção da doença. “As mulheres têm uma tendência a fazer exames rotineiramente, diferente dos homens, que ainda precisam vencer a barreira do preconceito e da cultura machista. Os diagnósticos acabam sendo feitos tardiamente, quando a doença já está em fase avançada”.

Na entrevista, Flávio Santos destacou que os fatores de risco para desenvolvimento da doença envolvem obesidade, faixa etária acima dos 45 anos, histórico familiar e alimentação inadequada, visto que o estilo de vida saudável é fundamental na prevenção dessa e de outras doenças. A preferência deve ser por alimentos ricos em fibras, hábitos saudáveis e atividade física.

“A colonoscopia deve ser feita a partir dos 45 anos, independentemente de ter sintomas ou não. Contudo, caso o paciente tenha sangramento retal, presença de muco nas fezes, diarreias, alteração do funcionamento do intestino, perda de peso e anemia, precisamos investigar com mais atenção. É preciso estar atento aos sintomas”, indicou o especialista.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).